A fadista Mariza e a cantora Lura estão nomeadas para os prémios de música 2016 da revista britânica Songlines, foi anunciado.

De acordo com a lista de nomeados para a oitava edição dos Prémios de Música Songlines, divulgada na quinta-feira pela revista, Lura e Mariza estão nomeadas para "Melhor Artista", numa categoria na qual figuram também a cantora chilena Pascuala Ilabaca, com o grupo Fauna, e o músico senegalês Seckou Keita.

Ambas portuguesas com ascendência africana, Mariza e Lura estão nomeadas por conta dos mais recentes álbuns, editados em 2015. Mariza pelo disco "Mundo" e Lura por "Herança", que figuraram na lista dos dez melhores discos de 2015 eleitos pela Songlines.

À agência Lusa, quando saiu "Herança", Lura explicou que o disco é atravessado por um património de histórias de Cabo Verde, de onde são originários os seus antepassados.

Sobre "Herança", sexto álbum de estúdio, a revista Songlines realçou a "voz rouca" da cantora, que escolheu "maravilhosos e ritmados funanás" e que "se aproxima das suas raízes cabo-verdianas, sem abandonar Lisboa", a cidade onde nasceu.

Para a publicação, o álbum "Mundo", de Mariza, produzido por Javier Limón e publicado em outubro, merece "um grande aplauso" por ter "fados clássicos e magníficas baladas pop".

Mariza disse à Lusa, em outubro, que "Mundo" é "um convite" para o público conhecer melhor o seu universo, o seu mundo, aquilo que é, e como evoluiu e se transformou.

Os prémios de música da Songlines repartem-se em sete categorias diferentes, cujos vencedores são escolhidos pelo público. A revista publicará ainda uma coletânea com temas da maioria dos nomeados.