Ó Elvas, Ó Elvas, Eurovisão à vista: a final do Festival da Canção RTP está marcada para este sábado à noite, 7 de março. Pelo Coliseu Rondão Almeida vão passar Bárbara Tinoco, Elisa, Filipe Sambado, Throes + The Shine, Jimmy P, Tomás Luzia, Kady e Elisa Rodrigues, que conquistaram um 'bilhete' até à final nas semifinais do concurso nacional.
Das duas rondas do concurso saíram oito finalistas, mas apenas um conquistará uma viagem até Roterdão para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2020. O tema será escolhido com base na votação do júri e do público, no esquema de 50/50. "O peso do voto será repartido entre o público e o júri escolhido pela RTP. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, incluindo Portugal Continental e Ilhas", explica a RTP.
As votações abriram na passada segunda-feira e fecham durante a gala da final, que este ano será apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim - tal como nas semifinais, Inês Lopes Gonçalves irá estar na green room.
Na final, o peso das votações é repartido entre os telespectadores e um júri, com representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas. Em caso de empate, prevalece a escolha do público. O público pode votar através de chamadas de valor acrescentado.
Recorde as canções finalistas:
No início da semana, a RTP revelou ainda a ordem de atuações: Filipe Sambado, Jimmy P, Tomás Luzia e Elisa Rodrigues vão ser os primeiros a subir ao palco do coliseu. Throes + The Shine, Kady, Elisa e Bárbara Tinoco fecham o desfile das canções.
As canções finalistas
Na primeira semifinal do Festival da Canção, Bárbara Tinoco, Elisa, Filipe Sambado, Throes + The Shine conquistaram 'passaporte' até á final, em Elvas. Já na segunda roda, Jimmy P, Tomás Luzia, Kady e Elisa Rodrigues foram os escolhidos pelo público e pelo júri (Anabela, Capicua, Conan Osiris, Héber Marques, Isilda Sanches, Miguel Ângelo e Rui Miguel Abreu).
RECORDE AS CANÇÕES E AS ATUAÇÕES NAS SEMIFINAIS:
Primeira semifinal:
"Gerbera Amarela do Sul" - Filipe Sambado
Filipe Sambado surpreendeu com um outfit arrojado. Em palco, o músico esteve acompanhado por um coro de cinco vozes.
Autor: Filipe Sambado
Intérprete: Filipe Sambado
Título: Gerbera Amarela do Sul
Música: Filipe Sambado
Letra: Filipe Sambado
"Passe-Partout" - Bárbara Tinoco
De vestido amarelo e acompanhada por Tiago Nacarato, Bárbara Tinoco foi a quarta artista a subir a palco durante a primeira semifinal. A apresentação de "Passe-Partout" contou ainda com a participação de quatro bailarinos.
Autor: Tiago Nacarato
Intérprete: Bárbara Tinoco
Título: Passe-Partout
Música: Tiago Nacarato
Letra: Tiago Nacarato
"Medo de Sentir" - Elisa
Elisa foi a sexta artista a subir a palco na primeira semifinal e fez-se acompanhar por um coro.
Autor: Marta Carvalho
Intérprete: Elisa
Título: Medo de Sentir
Música: Marta Carvalho
Letra: Marta Carvalho
"Movimento" - Throes + The Shine
Os Throes + The Shine fecharam o desfile de canções na primeira semifinal.
Autor: Throes + The Shine
Intérprete: Throes + The Shine
Título: Movimento
Música: Throes + The Shine
Letra: Throes + The Shine
Segunda semifinal:
"Diz Só" - Kady
Dino D’ Santiago escolheu Kady para o tema "Diz Só".
Autor: Dino D’ Santiago
Intérprete: Kady
Título: Diz Só
Música: Dino D’ Santiago
Letra: Kalaf Epalanga
"Não Voltes Mais" - Elisa Rodrigues
Elisa Rodrigues apresentou "Não Voltes Mais" na segunda semifinal do concurso.
Autor: Elisa Rodrigues
Intérprete: Elisa Rodrigues
Título: Não Voltes Mais
Música: Elisa Rodrigues
Letra: Elisa Rodrigues
"Mais Real Que O Amor" - Tomás Luzia
Na sua estreia em televisão, Tomás Luzia cantou "Mais Real Que O Amor", de Pedro Jóia.
Autor: Pedro Jóia
Intérprete: Tomás Luzia
Título: Mais Real Que O Amor
Música: Pedro Jóia
Letra: Tiago Torres da Silva
"Abensonhado" - Jimmy P
Jimmy P foi o último artista a subir ao palco do Festival da Canção.
Autor: Jimmy P
Intérprete: Jimmy P
Título: Abensonhado
Música: Jimmy P
Letra: Jimmy P
De "Medo de Sentir" a "Passe-Partout": as canções favoritas
Este ano, tal como acontece no Festival da Eurovisão, a RTP decidiu manter o suspense no ar durante as semifinais e revelar apenas as quatro canções mais votadas e que ficam apuradas para a final, sem revelar as pontuações individuais.
Apesar das pontuações ainda não terem sido reveladas, nas redes sociais e nos serviços de streaming há alguns temas que se destacam. No Spotify, "Passe-Partout", interpretado por Bárbara Tinoco, é o tema que mais reproduções soma - no total, a canção já foi ouvida mais de 178 mil vezes.
Já "Medo de Sentir", interpretado por Elisa e composto por Marta Carvalho, é o segundo tema com mais reproduções no serviço de streaming (78 mil), seguido por "Abensonhado", de Jimmy P (42 mil e 685 reproduções).
TOP 4 DO SPOTIFY:
DAS SEMIFINAIS À FINAL
Bárbara Tinoco, Blasted Mechanism, Cláudio Frank, Dub.Io feat. +351, Elisa, Elisa Rodrigues, Filipe Sambado, Ian Mucznick, J. Jazz, Jimmy P., Judas, Kady, Luiz Caracol & Gus Liberdade,MEERA, Tomás Luzia e Throes + The Shine vão ser os músicos que vão tentar representar Portugal na edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção.
António Avelar Pinho, Blasted Mechanism, Cláudio Frank ("Masterclass"), Dino D'Santiago, Dúbio feat. +351 (Seleção Aberta), Elisa Rodrigues, Filipe Sambado, Hélio Morais, Jimmy P, João Cabrita, Marta Carvalho, Meera, Pedro Jóia, Rui Pregal da Cunha, Throes + The Shine e Tiago Nacarato foram os compositores escolhidos para criarem os temas a concurso na edição de 2020 do Festival da Canção.
Doa 16 compositores participantes, 14 foram convidados pela RTP e os outros dois – que competem na segunda semifinal - escolhidos através de dois concursos.
De cada semifinal foram selecionadas, como finalistas, quatro canções. Na final de 7 de março, que terá lugar no Coliseu Rondão Almeida, em Elvas, serão apresentadas oito canções.
A final, em Elvas, será conduzida por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.
A Caminho da Eurovisão
O vencedor desta noite irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Roterdão (Países Baixos). As semifinais realizam-se nos dias 12 e 14 e a final no dia 16.
No ano passado, Portugal foi representado no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Israel, pelo tema “Telemóveis”, composto e interpretado por Conan Osíris.
O tema de Portugal, que competiu na primeira semifinal, não foi apurado para a final do concurso.
Este ano assinala-se a 65.ª edição do concurso, no qual Portugal participou a primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014 e 2015, Portugal falhou a passagem à final.
Portugal venceu pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, pela primeira vez o concurso.
A escolha de Lisboa como cidade que iria acolher o Festival Eurovisão da Canção em 2018 gerou na altura reclamações por parte de vários autarcas.
Nesse ano, a RTP anunciou que a final do Festival da Canção passaria a realizar-se sempre numa cidade diferente. Guimarães, em 2018, foi a primeira, e Portimão, no ano passado, a segunda.
No entanto, a primeira vez que o Festival da Canção se realizou fora de Lisboa foi em 1983, no Coliseu do Porto, tendo depois disso passado por locais como Funchal (1987), Évora (1989) e Santa Maria da Feira (2001).
NÚMEROS PARA VOTAR:
1: “Gerbera Amarela do Sul” – Filipe Sambado
760 10 08 01
2: ”Abensonhado” – Jimmy P
760 10 08 02
3: “Mais Real Que O Amor” – Tomás Luzia
760 10 08 03
4: "Não Voltes Mais” – Elisa Rodrigues
760 10 08 04
5: “Movimento” – Throes + The Shine
760 10 08 05
6: “Diz Só" – Kady
760 10 08 06
7: “Medo de Sentir” – Elisa
760 10 08 07
8: “Passe-Partout” – Bárbara Tinoco
760 10 08 08
Comentários