"Os prémios internacionais da música portuguesa reconhecem feitos extraordinários na indústria da música conseguidos por artistas internacionais de ascendência portuguesa", explica a organização em comunicado.

O espetáculo da quarta edição dos prémios acontece no sábado, no Zeiterion Theatre, no centro histórico de New Bedford, em Massachusetts, e vai homenagear artistas de nove países em 11 categorias.

Na categoria de "Novo Talento", que distingue intérpretes entre os 15 e os 30 anos que nunca gravaram um disco, foram escolhidos os finalistas Cee Jay Sena, dos EUA, e Philip da Silva, do Canadá.

Os dois artistas atuarão durante a gala e serão avaliados por um júri constituído por profissionais da indústria musical. No final, será anunciado o vencedor.

Algumas das outras dez categorias incluem música Pop, Rock, Popular e Canção do Ano. Estão nomeados artistas e bandas como Nathalie, Phinda Project, Joey Medeiros ou Sarah Pacheco.

Também existe uma categoria para voto popular, cuja votação aconteceu através da internet e recebeu votos de 70 países diferentes. Os finalistas são Thalia Bulhoes, Tyler Bowe e Mike Couto, dos EUA, e Jéssica Vidal, do Canadá.

Este ano, a organização atribui o Prémio Carreira a Paulo Gonzo, que estará presente no evento e vai atuar.

No espetáculo, que poderá ser visto na RTP Internacional, também estarão presentes Boss AC e Rita Redshoes.

Na noite anterior ao espetáculo, todos os artistas convidados participarão numa gala no Centro Cultural de Fall River, também em Massachusetts.