“Não quero morrer”, que vai ficar em cena na sala Mário Viegas, gira em torno da atriz francesa Annie Girardot, e do caso de esquecimento de um texto de uma sua personagem, numa determinada encenação, o que a obrigou a passar uma temporada numa casa de repouso, em Paris, e o cancelamento da digressão internacional do espectáculo.

Os últimos anos da vida de Annie Girardot, a protagonista de "Chove em Santiago", de Helvio Soto, e de "Roco e os seus irmãos", de Visconti, que sofria da doença de Alzheimer, foram marcados pela falta de trabalho, pela progressiva perda de memória e pelo esquecimento do seu percurso, pela parte do público.

A ideia do espetáculo surgiu em 2015, quando os dois atores, o português Elmano Sancho e a colombiana Juanita Barrera, se encontravam a estudar e a trabalhar na SITI Company, em Nova Iorque, como recorda o programa de sala de "Não quero morrer".

"Tínhamos 35 anos e a urgência de imortalizar uma juventude que não tardaria em desaparecer", referem os atores, sublinhando que "queriam captar e guardar a insolência, a arrogância e o ímpeto" que julgavam ter e que reconheciam nos jovens atores do cinema italiano e francês dos anos 1960.

Assim, para esta peça, os criadores entrevistaram artistas portugueses e colombianos esquecidos pelo público.

“Não quero morrer” oferece a possibilidade de os resgatar para que não caiam no esquecimento.

Com texto, interpretação e encenação de Elmano Sancho e Juanita Barrera, a peça conta com Rui Catalão, no apoio à dramaturgia, e Pedro Costa, no espaço sonoro.

A iluminação é de Alexandre Coelho e a fotografia de Alípio Padilha.

Assinam a produção executiva Nuno Pratas (para Portugal) e Carolina Lombana (para a Colômbia).

O projeto é apoiado pela Direção-Geral das Artes e pela sociedade dos atores colombianos, tem apoio da Embaixada da Colômbia, em Portugal, e da Embaixada de Portugal, na Colômbia, assim como da Fundação GDA.

"Não quero morrer" é uma coprodução da Culturproject, Espaço do Tempo, por Portugal, e da Greta – Plataforma en Movimiento e Fundación Teatro Nacional, pela Colômbia.

A peça pode ser vista de hohe a sábado, às 21:00, e no domingo, às 17:30.

No dia 28, sábado, após o espectáculo, haverá uma conversa com a equipa artística sobre o drama.

A peça será ainda representada em Coimbra e Vila Real e, em março, subirá ao palco da Casa del Teatro Nacional, em Bogotá, na Colômbia.

Annie Girardot - que se tornou conhecida com a personagem Nadia, em "Rocco e os seus irmãos" - nasceu em 23 de outubro de 1931, em Paris, e morreu na mesma cidade a 28 de fevereiro de 2011, aos 79 anos.

"Partir, revenir" e "Les Misérables", de Claude Lelouche, "Merci la vie", de Bertrand Blier, "L'Amour en question", de André Cayatte, e "Vice and Virtue", de Roger Vadim, são outros filmes destacados da sua carreira.