Adolfo Luxúria Canibal, Ana Deus, Teresa Salgueiro, Márcia e Ana Bacalhau são apenas alguns dos artistas convidados para celebrarem o ‘nascimento’ do novo romance de Valter Hugo Mãe, de 45 anos, e os 20 anos de carreira literária de Valter Hugo Mãe, foi hoje anunciado pela editora, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.

O novo romance de Valter Hugo Mãe e o percurso literário do “poeta luminoso”, como lhe chamou hoje o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vão ser apresentados e celebrados na Casa da Música do Porto com várias iniciativas ao longo de todo o dia, com destaque para uma espécie de ‘clube’ literário, onde Adolfo Luxúria Canibal, Ana Deus, João Gesta e Rui SP ranger vão ler excertos de “Homens imprudentemente poéticos”.

O homem que gosta das coisas “até às vírgulas”, como Valter Hugo Mãe disse de si mesmo hoje, na apresentação do programa da comemoração dos 20 anos de percurso literário do autor, e que coincide com o lançamento de um novo romance, está satisfeita com a ideia de se ter criado o “1.º clube literário’, onde, em vários espaços diferentes da Casa da Música, vão ser lidos pedaços da sua nova obra.

O dia das celebrações oficiais dos 20 anos de carreira literária de Hugo Mãe começam cedo na Casa da Música.

Logo pelas 11:00 está prevista uma sessão, grátis, dedicada às crianças no espaço cibernética, e onde vai ser entregue um exemplar do livro intitulado “O homem que mentia aos pássaros” a cada uma das crianças.

Uma segunda sessão acontece pelas 12:00, informou a organização do evento, a Porto Editora.

Da parte da tarde, pelas 14:30, é lançado um livro de 500 páginas onde vão estar compilados os vários textos que foram sendo publicados sobre Valter Hugo Mãe, ao longo dos seus 20 anos de carreira de escritor. A edição é de Carlos Nogueira, conta textos de cerca de 30 autores, muitos académicos, e levou dois anos a rever pelo editor, como contou Valter Hugo Mãe.

Pelas 16:30, a Casa da Música abre as portas ao público para iniciar o '1.º clubbing literário’ com quatro artistas portugueses a lerem pedaços do novo romance e, pelas 17:30, está marcada a sessão de apresentação oficial de “Homens imprudentemente poéticos”, o momento alto do dia, em que Valter Hugo Mãe vai apresentar a mais recente obra na Sala Suggia, com cerca de mil lugares, acompanhado pela jornalista Teresa Sampaio.

No mesmo dia, está ainda prevista a estreia absoluta de um ‘trailer’ do projeto cinematográfico de Miguel Gonçalves Mendes "O sentido da vida", realizador algarvio que dirigiu o documentário "José [Saramago] e Pilar", e que vai revelar momentos da viajem ao Japão, que o escritor fez recentemente, e que lhe serviu de inspiração para o seu novo romance.

A atuação da cantora Teresa Salgueiro é outro momento agendado no âmbito das celebrações em honra de Valter Hugo Mãe, assim como o lançamento de um novo catálogo, bilingue, sobre os 20 anos da carreira do escritor e que também vai ser oferecido aos presentes no Café da Casa da Música, pelas 19:00.

Em Lisboa, as celebrações vão ser realizadas no Teatro de São Luíz, no dia 08 de outubro, onde Márcia e Ana Bacalhau vão atuar, adiantou a organização.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.