O ‘rapper’ Maykel Castillo "El Osorbo", um dos seis artistas da canção de protesto "Patria y Vida" está doente, com febre e vómitos, numa prisão em Cuba, onde está detido desde maio, denunciou na quinta-feira fonte próxima do cantor.

Segundo a sua companheira, Anamely Ramos, o artista está cheio de borbulhas debaixo das axilas, perto da clavícula e atrás do braço, tem vómitos, febre, suor e muito cansaço.

A revelação surgiu horas antes da gala Grammy Latino, onde a música "Patria y Vida" tem duas nomeações.

Anamely Ramos responsabilizou o Governo cubano e a polícia pela situação em que está “El Osorbo” e apelou à sua libertação imediata.

O integrante do movimento de protesto San Isidro já foi visto por um médico e foi feita “uma biópsia ao que parece ser uma grande falha do sistema linfático”, mas “o exame não é conclusivo”.

“Maykel disse-me que não vai deixá-los fazer nenhum procedimento médico invasivo. Não confiamos em nada que possam fazer na prisão: nem em diagnósticos, nem em tratamentos”, acrescentou.

Outro ‘rapper’ autor de "Patria y Vida", nos Estados Unidos desde o início de novembro, estará esta noite com o resto do grupo na gala dos prémios, que decorre em Las Vegas.

“Hoje é o dia dos Grammy Latinos e nós vamos lá estar por ele. Pelo meu irmão Maykel Osorbo que está preso e doente, por todos os detidos injustamente, por Cuba e pela liberdade de todos os cubanos Patria y Vida”, salientou através da rede social Instagram.

"El Funky", Descemer Bueno, Alexander Delgado e Randy Malcom - que compõem a dupla Gente de Zona - e Yotuel Romero vão apresentar durante a gala uma versão acústica de "Patria y Vida", que está nomeada para melhor canção e melhor música urbana.

Desde que foi divulgada, em fevereiro de 2021, "Patria y vida", música de protesto, tem acumulado visualizações no YouTube, ultrapassando já os nove milhões e foi usada em manifestações contra o regime cubano, quer na ilha, quer em Miami, Madrid ou Bruxelas.

Nos últimos dias, os artistas que interpretam a canção convertida em hino aos opositores do regime cubano, divulgaram mensagens de apoio ao parceiro ausente, exigindo a sua libertação.

É também dado adquirido que na gala vão apelar também ao mundo pela ‘libertação’ de Cuba.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.