streada em 2013, na Ruhrtriennale, na Alemanha, esta coreografia de Anne Teresa De Keersmaeker associa a polifonia da obra-prima homónima de Gérard Grisey a um contraponto dançado para sete bailarinos.

Para representar visualmente a polifonia, a coreógrafa belga optou por criar um intricado entrelaçamento do som e do movimento, e cada bailarino está ligado a um dos sete músicos, matizando a sua dança com o tipo de movimento associado ao instrumento. Bailarinos e músicos evoluem no mesmo espaço.

Num texto sobre a peça coreográfica, De Keersmaeker aponta: “Tanto podemos pensar no tempo de forma linear como de forma cíclica. Aquilo a que nos referimos como ‘agora’ é, de facto, um permanente oscilar entre memória e premonição, um vai-vem entre a imagem residual do passado e uma expectativa de futuro".

A coreografia foi co-criada e dançada com Bostjan Antoncic, Carlos Garbin, Maria Goudot, Cynthia Loemij, Julien Monty, Michaël Pomero, Mark Lorimer.

Com base na música "Vortex Temporum", de Gérard Grisey (1996), a obra tem direção musical de Georges-Elie Octors, e os músicos do grupo Ictus são Jean-Luc Plouvier (piano), Michael Schmid (flauta), Dirk Descheemaeker (clarinete), Igor Semenoff (violino), Jeroen Robbrecht (viola) e Geert De Bièvre (violoncelo).

O desenho de luz é Anne Teresa De Keersmaeker, os figurinos, de Anne-Catherine Kunz, e a dramaturgia musical, de Bojana Cvejić.

Primeira convidada da Bienal Artista na Cidade de Lisboa, em 2012, Anne Teresa De Keersmaeker foi premiada no ano passado com o Leão de Ouro de carreira, na Bienal de Veneza, na área da dança.

Atualmente com 56 anos, a criadora esteve em Portugal para apresentar algumas das coreografias mais emblemáticas da sua carreira, durante a 1.ª Bienal Artista na Cidade, a convite da Câmara Municipal de Lisboa, que lhe viria a atribuir, na altura, a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro.

Em Lisboa apresentou, entre outras obras escolhidas de mais de duas dezenas do seu repertório, "En Atendent" e "Cesena", na Culturgest e no Centro Cultural de Belém (CCB).

Anne Teresa De Keersmaeker nasceu em Mechelen, na Bélgica, em 1960, e estudou música antes de entrar na área da dança. Foi convidada para criar o grupo de dança residente no teatro La Monnaie, em Bruxelas, a partir de 1992, e ali produziu e trabalhou até 2007.

Em 1983, criou a sua própria companhia, Rosas, e, em 2011, recebeu o Prémio de Carreira do American Dance Festival.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.