O concerto sinfónico da 46.ª edição da Festa do Avante! vai comemorar o centenário do nascimento do Nobel da Literatura português, José Saramago, com um roteiro pela obra do escritor acompanhado por composições de Beethoven, Bach e Mozart.
A final será disputada por 25 países, os dez escolhidos na primeira semifinal, outros dez escolhidos na segunda e os chamados ‘Big Five’ (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião, Itália).
Portugal conseguiu o apuramento numa prova eliminatória (muito) menos extravagante visualmente do que a que será transmitida esta noite. Crónica de um fã do certame que está em Turim, no norte de Itália, a acompanhar o evento e que, nas últimas horas, assistiu ao ensaio decisivo.
Dezoito países competem hoje, em Turim, Itália, por dez lugares na final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre no sábado e para a qual Portugal foi selecionado na terça-feira, na primeira semifinal do concurso.
A artista Graça Morais, no dia em que recebeu o doutoramento ‘honoris causa’, agradeceu o reconhecimento pela universidade da sua região, Trás-os-Montes, e disse que vai retomar a pintura depois de um período de “reflexão” provocado pela guerra na Ucrânia.
Um espetáculo inspirado no universo de ‘reality tv’, que reflete a urgência de amar na era digital, intitulado “Não me faças perder tempo”, sobe ao palco do Teatro Aberto, em Lisboa, no dia 19 de maio.
Nove bandas vão transportar as sonoridades da nova música portuguesa para Évora, de 19 a 21 deste mês, durante o Capote Fest, que regressa após um ano de interregno, devido à pandemia de COVID-19, foi hoje divulgado.
A Noite da Literatura Europeia terá lugar no dia 4 de junho, no Campo de Santa Clara, em Lisboa, com leituras encenadas de obras de 13 países, entre os quais se destaca a estreia da Estónia no evento.
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) celebra 97 anos no próximo dia 19, com a entrega de várias medalhas, numa sessão solene, em Lisboa, que espera a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou a organização.
O Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, recebe, na quinta-feira, a estreia da peça “O Espectador”, sobre um homem que um dia passa da plateia para o palco, mas também sobre a assunção da sexualidade e as repercussões na vida adulta.
Um novo espaço público dedicado à arte contemporânea, com uma programação de exposições e performances, é inaugurado em 09 de junho na zona de Alfama, em Lisboa, num projeto desenvolvido pela Associação Coletivo Multimédia Perve, com apoio local.
A língua portuguesa e as suas palavras são os temas em reflexão no espetáculo “Outra Língua”, com Keli Freitas, Nádia Yracema, Raquel André e Tita Maravilha, que tem antestreia, na sexta-feira, em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, reconheceu hoje que há atrasos nos pagamentos de 47 processos apoiados pelo programa Garantir Cultura, no subprograma destinado entidades artísticas, considerando que “esse número é bastante circunscrito”.
O Prémio Princesa das Astúrias para a Comunicação e Humanidades 2022 foi atribuído hoje, em Oviedo, Espanha, ao jornalista Adam Michnik, pelo seu empenho no “jornalismo de qualidade” e influência na “defesa da democracia” na Polónia.
Portugal competiu esta terça-feira, em Turim, Itália, por um lugar na final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, marcada para sábado, com o tema “saudade, saudade”, composto e interpretado por MARO.