O pianista de origem russa Evgeny Kissin apelou hoje ao Ocidente para ajudar o povo ucraniano a vencer esta guerra, e a “expulsar os assassinos do seu país”, sob pena de se sujeitar ao julgamento da História.
Três investigadores portugueses fizeram um livro que retrata meio século de BD publicada em Portugal, sobre o 25 de Abril de 1974 e as lutas pela democracia, afirmando que “uma revolução que foi desenhada mais dificilmente será esquecida”.
O Parque Ambiental do Buçaquinho, no concelho de Ovar, recebe de segunda-feira até 30 de abril a sétima edição do Festival Gigantes Invisíveis, que propõe teatro, música, dança e outras manifestações artísticas para incentivar a leitura nas crianças.
O pianista Sofiane Pamart, em estreia nacional no Theatro Circo, em Braga, considera a família o começo de tudo o que faz, lembrando o avô que chegou a França para trabalhar nas minas e dar uma vida melhor aos filhos.
A Biblioteca Municipal de Coimbra vai abrir as portas da sua coleção de 22 mil discos de vinil e permitir a qualquer pessoa a escuta de álbuns e ‘singles’, que vão da Canção de Coimbra ao rock progressivo.
Diários de Patricia Highsmith, uma biografia de Hannah Arendt, novos livros de autores portugueses e os centenários do nascimento de Agustina Bessa-Luís, da morte de Proust e da edição de “Ulisses” de Joyce marcam 40 anos da Relógio d’Água.
A 59.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, em Itália, abre hoje ao público e anuncia o palmarés do certame, com 80 representações nacionais, entre elas Portugal, com o projeto "Vampires in Space", de Pedro Neves Marques.
O Cineteatro Municipal de Mação vai reabrir ao público no dia 25 de abril, um “momento muito importante para a comunidade” após um investimento de 850 mil euros em obras de requalificação, anunciou hoje o presidente da Câmara.
A peça “Dá Raiva Olhar Para Trás”, do dramaturgo britânico John Osborne, com encenação do realizador e encenador Frederico Corado, estreia-se no dia 5 de maio, na Galeria José Tagarro, no Cartaxo, anunciou hoje a produção.
Rita Guerra, Héber Marques, Nuno Guerreiro, Bonga, Cuca Roseta e Paulo Flores são alguns dos artistas que no dia 23 de junho interpretam “As Mais Belas Canções da Lusofonia” no Casino Estoril, no distrito de Lisboa.
Os britânicos Phil Campbell and the Bastard Sons e os holandeses Epica atuam no 11.º VOA – Heavy Rock Festival, marcado para julho em Oeiras, encerrando assim o cartaz desta edição, anunciou hoje a organização.
Cerca de 200 ações, entre espetáculos, residências artísticas e coproduções, integram o programa do Teatro José Lúcio da Silva (TJLS) para 2022, que ambiciona envolver acima de 150 mil espectadores, anunciou hoje o diretor da sala de Leiria.
A Relógio d'Água vai publicar este ano os dois novos romances do escritor norte-americano Cormac McCarthy, "O Passageiro" e "Stella Maris", que rompem um silêncio de 16 anos do autor, anunciou hoje a editora.
A digressão europeia dos Einstürzende Neubauten, adiada por causa da pandemia, começa em maio e contará com passagem pela Guarda, que se junta aos já anunciados concertos no Porto e em Lisboa.
A Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara promove, no sábado, Dia Mundial do Livro, uma maratona de leitura de “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, que celebra o centenário do Prémio Nobel português, foi hoje anunciado.
O 48º aniversário das comemorações do 25 de Abril, na segunda-feira, no Palacete de São Bento, na residência oficial do primeiro-ministro, incluem um espetáculo de Dino d’Santiago e uma exposição de cartazes da revolução.
O novo álbum de Cristina Branco com o pianista João Paulo Esteves da Silva, “Amoras numa Tarde de Outono”, é editado no próximo dia 7 de maio, foi hoje divulgado pela promotora.
A residência literária Ruy Belo vai ser inaugurada em Óbidos, no próximo domingo, e terá como primeiros moradores Maya Ângela Macuácua e Geremias Mendoso, vencedores da quarta edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto.
A atriz Eunice Muñoz, que morreu há uma semana, vai dar nome a uma rua, equipamento cultural ou espaço da cidade de Lisboa, decidiu hoje a Câmara Municipal.
A autora francesa Chloé Wary, o português Daniel Henriques, os italianos Andrea Ferraris e Renato Chiocca e os espanhóis Altarriba e Keko estarão em maio no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, revelou hoje o diretor, Paulo Monteiro.
A escritora canadiana Margaret Atwood disse hoje aos jornalistas, no Porto, que "estamos todos a ver" a guerra na Ucrânia "com muita ansiedade", considerando o conflito "uma guerra entre a democracia liberal e o totalitarismo".
A escritora canadiana Margaret Atwood agradeceu hoje à Universidade do Porto (UP) a "memória maravilhosa" de receber um doutoramento Honoris Causa da instituição, sendo a centésima pessoa agraciada com a distinção da academia portuense.
A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pela morte da atriz Eunice Muñoz, lembrando-a como “referência maior do teatro português” que marcou os palcos “com um talento inigualável”.