Valentina tem 12 anos e participou no programa “MasterChef Júnior” do Brasil. No programa, a criança cozinhou em menos de uma hora um refinado ravioli recheado. O à vontade da criança na cozinha deveria ser o único motivo para que Valentina Schulz fosse o centro das atenções no programa infantil que estreou no passado dia 20 de outubro no Brasil.

Mas, a técnica na cozinha da criança não foi o principal foco. Depois do programa ter ido para o ar na semana passada, as redes sociais encheram-se de comentários de carácter sexual em relação à criança. Segundo os pais de Valentina, vários utilizadores enviaram mensagens de teor sexual para o Facebook da concorrente. “Estávamos preparados para o assédio e paras as possíveis as consequências, mas não imaginávamos encontrar tarados. Houve gente que pediu para que ela mandasse fotos nua", disse o pai ao site brasileiro IG.

Os comentários, considerados crime, deram origem a uma onda de indignação que começou no Brasil e que já se estendeu pelo mundo fora.

No Facebook e, em especial, no Twitter a hashtag #PrimeiroAssédio está a ser usada por milhares de mulheres que partilham várias histórias de abusos sexuais. Muitas das vítimas confessam que decidiram falar pela primeira vez do assunto depois de conhecerem o caso da criança de 12 anos.

Várias organizações e instituições têm-se juntado à causa. Nos últimos dias, a Unicef tem-se focado em campanhas contra a pedofilia. O grupo feminista Think Olga também se juntou ao movimento,  pedindo coragem às mulheres para contarem quando foi a primeira vez que foram vítimas de assédio.

E a resposta ao desafio do grupo feminista não demorou. Até ao momento, quase 100 mil mulheres contaram às histórias de assédio.

Paola Carosella, jurada do "Masterchef" Brasil, também já reagiu à polémica. "Pedofilia é crime. Denuncie. Denuncie. Denuncie. Denuncie. Denuncie. Denuncie. Denuncie. Escreva 100 vezes. Grite. (...) Usem a internet para denunciar", escreveu no Facebook.

O segundo episódio da versão brasileira de "Masterchef Júnior" foi para ar esta quarta-feira, 28 de outubro.