A 72.ª cerimónia dos Emmys Awards estão marcada para a madrugada de domingo para segunda-feira, de 19 para 20 de setembro. Depois de várias dúvidas sobre a sua realização ou não, a equipa criativa meteu mãos à obra para avançar com uma gala diferente, mas com brilho e seguindo todas as normas de segurança e prevenção da pandemia da COVID-19.

A gala, que em Portuga, poderá ser vista a partir das 00h30 na SIC Caras, vai ser conduzida por Jimmy Kimmel a partir do Staples Center, que estará vazio - por norma, os Emmys decorrem do outro lado da rua, no Microsoft Theatre, mas foi escolhida uma arena maior para que as equipas respeitem o distanciamento social.

Ao contrário do habitual, a cerimónia não vai contar com o desfile das celebridades. Apesar disso, a organização planeou uma "passadeira vermelha virtual" - as estrelas de Hollywood vão reunir-se virtualmente para a emissão conduzida por Giuliana Rancic e Vivica A. Fox e que poderá ser vista, a partir das 23h00, no Canal E!.

Segundo a Variety, a organização está a planear que os convidados e os vencedores participem na cerimónia à distância, estando previstas até 140 ligações em direto. "Tudo isso vai depender do nível de conforto das pessoas do outro lado, mas temos de as encontrar. (...) Queremos trazer todos os nomeados que pudermos", frisaram os produtores executivos.

"Este ano, será uma vez mais a maior noite da indústria televisiva... Mas nós iremos até vocês", explica a carta publicada pela organização.

Com esta aposta, este ano, os nomeados estarão no papel de espectadores, provavelmente de pijama, em casa, à espera para descobrir quem leva os vários galardões para casa.

De "Watchmen" a "Succession": os nomeados

Os nomeados à edição de 2020 dos Emmys foram anunciados no final de julho em direto nas redes sociais, num momento em que o calendário televisivo foi de tal forma afetado que alguns programas e séries não puderam entrar na janela de elegibilidade para a edição deste ano.

Com 26 nomeações, "Watchmen" lidera a corrida à edição de 2020 dos Emmys. A série da HBO, uma adaptação para o pequeno ecrã do universo da graphic novel de Alan Moore, Dave Gibbons e John Higgins, está nomeada, por exemplo, para Melhor Minissérie, juntamente com "Little Fires Everywhere", "Mrs. America", "Unbelievable" e "Unorthodox".

The Marvelous Mrs. Maisel

"The Marvelous Mrs. Maisel" é a segunda produção a acumular mais nomeações, num total de 20. A série da Amazon está na corrida para a estatueta de Melhor Série de Comédia, prémio disputado também por "Curb Your Enthusiasm", "Dead to Me", "Insecure", "Schitt's Creek", "The Good Place", "The Kominsky Method" e "What We Do in the Shadows".

"Ozark" e "Succession" também estão entre as séries nomeadas, com 18 nomeações cada - as duas produções estão na corrida pelo galardão de Melhor Série Dramática, juntamente com "Better Call Saul", "The Crown", "The Handmaid's Tale", "Killing Eve", "The Mandalorian" e "Stranger Things".

No número total de nomeações por plataforma/ canal, a Netflix é líder destacada, somando 160 nomeações. Já a HBO, que ocupava o primeiro lugar do ranking em 2019, está na corrida para 107 prémios.

A NBC soma 47 nomeações, seguida pela ABC (36) e FX Networks (33). A Disney Plus, que se juntou à corrida, conquistou 19 nomeações.

Mas já há vencedores...

Tal como é habitual, os Creative Arts Emmys, que premeiam as artes criativas, já foram entregues - este ano, a organização optou por realizar quatro cerimónias online.

Baby Yoda, popular personagem de "The Mandalorian", conquistou os espectadores e já soma prémios. A série da Disney +, serviço de streaming que chegou esta semana a Portugal, está nomeada em 15 categorias nos Emmys e venceu os primeiros galardões esta quarta-feira, dia 16 de setembro, na terceira cerimónia dedicada às artes criativas.

"Watchmen", da HBO, e "RuPaul's Drag Race", do canal VH1, também se destacaram nas cerimónias, ao conquistarem quatro prémios cada. A produção do serviço de streaming venceu todos os galardões na noite de terça-feira: já "RuPaul's Drag Race" foi premiado no início da semana, no evento dedicado a projetos de não-ficção e reality shows.

 Na segunda noite de entrega de galardões, "Last Week Tonight With John Oliver" também foi um dos grandes vencedores, ao levar para casa três Emmys.

Os Creative Arts Emmys, que normalmente contam com um evento presencial no Microsoft Theatre durante duas noites no fim de semana antes da transmissão da cerimónia principal dos Emmys, arrancaram a 14 de setembro e terminam no dia 19.

Conheça aqui todos os vencedores dos Creative Arts Emmys

LISTA DE NOMEADOS DAS PRINCIPAIS CATEGORIAS:

(Veja aqui a lista completa de nomeados)

Melhor Série Dramática:

Better Call Saul
The Crown
The Handmaid's Tale
Killing Eve
The Mandalorian
Ozark
Stranger Things
Succession

Melhor Série de Comédia:

Curb Your Enthusiasm
Dead to Me
Insecure
Schitt's Creek
The Good Place
The Kominsky Method
The Marvelous Mrs. Maisel
What We Do in the Shadows

Melhor Minissérie:

Little Fires Everywhere
Mrs. America
Unbelievable
Unorthodox
Watchmen

Melhor Ator numa Série de Comédia:

Anthony Anderson, black-ish
Don Cheadle, Black Monday
Ted Danson, The Good Place
Michael Douglas, The Kominsky Method
Eugene Levy, Schitt's Creek
Ramy Youssef, Ramy

Melhor Atriz numa de Comédia:

Christina Applegate, Dead to Me
Rachel Brosnahan, The Marvelous Mrs. Maisel
Linda Cardellini, Dead to Me
Catherine O'Hara, Schitt's Creek
Issa Rae, Insecure
Tracee Ellis Ross, black-ish

Melhor Ator numa Série Dramática:

Jason Batemna, Ozark
Sterling K. Brown, This Is Us
Steve Carell, The Morning Show
Brian Cox, Succession
Billy Porter, Pose
Jeremy Strong, Succession

Melhor Atriz numa Série Dramática:

Jennifer Aniston, The Morning Show
Olivia Colman, The Crown
Jodie Comer, Killing Eve
Laura Linney, Ozark
Sandra Oh, Killing Eve
Zendaya, Euphoria

Melhor Ator numa Minissérie ou Telefilme:

Jeremy Irons, Watchmen
Hugh Jackman, Bad Education
Paul Mescal, Normal People
Jeremy Pope, Hollywood
Mark Ruffalo, I Know This Much Is True

Melhor Atriz numa Minissérie ou Telefilme:

Cate Blanchett, Mrs. America
Shira Haas, Unorthodox
Regina King, Watchmen
Octavia Spencer, Self Made
Kerry Washington, Little Fires Everywhere

Melhor talk show de variedades:

The Daily Show with Trevor Noah
Full Frontal with Samantha Bee
Jimmy Kimmel Live!
Last Week Tonight with John Oliver
The Late Show with Stephen Colbert

Melhor programa de competição:

The Masked Singer
Nailed It!
RuPaul's Drag Race
Top Chef
The Voice

Outras cerimónias de Hollywood, como os Óscares e os Globo de Ouro, tiveram de adiar as suas cerimónias e alterar parte das suas regras para se adaptar aos novos tempos sem cinemas.

Os Emmys serão entregues a 20 de setembro e, embora os seus organizadores não tenham dado detalhes sobre a cerimónia, tudo indica que será virtual. "Não sei onde faremos isto ou como faremos ou inclusive porque estamos a fazer isto, mas estamos a fazer e vou apresentar", disse o anfitrião dos Emmys, Jimmy Kimmel, em comunicado, a 16 de junho.

Os 24 mil membros da Academia de Televisão, que entregam os prémios, receberam, contudo, um número recorde de inscrições este ano. No entanto, a pandemia impediu que estúdios pudessem fazer as suas habituais campanhas para conquistar votos entre os membros da Academia que, segundo os especialistas, tiveram mais tempo em casa para ver televisão, o que pode pesar nas suas decisões.

"Mas não sabemos o que estão a ver", esclareceu Joyce Eng, editora do site de previsões Gold Derby. "Estão a ver programas que estrearam há três anos e que não tinham conseguido ver? Ou estão a ver todos os programas que estrearam nesta primavera?", questiona.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.