A 21st Century Fox, de Rupert Murdoch, disse esta quarta-feira que concordou em vender a sua participação de 39% na Sky à Comcast, dando ao grupo americano de comunicação o controle total da gigante da televisão britânica.

A decisão acontece dias depois de a Comcast ter feito uma oferta bem-sucedida de 30,6 mil milhões de libras esterlinas (40 mil milhões de dólares, 34,3 mil milhões de euros) pelo controlo acionista da Sky.

A Fox, que está em processo de venda de ativos de entretenimento à Walt Disney, disse em comunicado que a Disney concordou com a venda da participação, avaliada em 15 mil milhões de dólares (12,7 mil milhões de euros).

O acordo encerra uma longa batalha pelo controle da Sky por Murdoch, perante a resistência dos organismos reguladores britânicos. Cria ainda um novo cenário para o setor, com a Comcast a controlar a Sky e a Disney a expandir a sua presença em ativos de cinema e televisão com a Fox.

Os acordos permitem que Murdoch, de 87 anos, gradualmente passe o controlo do seu império de comunicação social para os seus dois filhos, reduzindo a sua participação para se concentrar numa "nova Fox", que incluiria a rede de transmissão baseada nos EUA e o canal Fox News.

A Sky transmite filmes de grande orçamennto e dramas, inclusive a popular série "A Guerra dos Tronos" e tem direitos lucrativos da Premier League inglesa de futebol.

O grupo, que tem 23 milhões de assinantes, é considerado uma das empresas de TV mais lucrativas e poderosas da Europa.

A Comcast e a Disney estavam a disputar, taco a taco, os ativos da Fox, que incluem os estúdios da Fox em Hollywood e importantes operações de produção de filmes e televisão.

A Comcast acabou por desistir, abrindo caminho para a Disney ficar com a Fox com uma oferta de 71,3 mil milhões de dólares (60,6 mil milhões de euros).

A Disney informou em comunicado que o mais recente acordo "reduziria significativamente" a dívida necessária para assumir as participações da Fox e permitiria que ela investisse mais na "criação de conteúdo para as suas plataformas de acesso 'direto ao consumidor'".

A Disney e a Fox assinaram um acordo com o Departamento de Justiça americano que permite a aquisição, condicionada à venda da Fox Sports Regional Networks.