John Mahoney, um dos pais mais famosos da história da TV americana, morreu no domingo, aos 77 anos. Não foram avançadas as causas.

O ator interpretou Martin “Marty” Crane, o progenitor do Dr. Frasier Crane (Kelsey Grammer), na popular comédia "Frasier" entre 1993 e 2004, que se chamou "O Psiquiatra da Rádio" em Portugal. Pelo papel, por muitos considerado o centro emocional da série, ganhou um prémio dos Screen Actors Guild e foi ainda nomeado para dois Emmy e dois Globos de Ouro.

Na televisão, entrou ainda, entre outras, nas séries "Cheers - Aquele Bar", "Serviço de Urgência", "3º Calhau a Contar do Sol", "Os Simpsons",  e "Póquer de Rainhas".

A carreira profissional começou no teatro, encorajado por John Malkovich, ganhando um prémio Tony em 1986 por "The House of Blue Leaves". No ano seguinte fez a estreia no cinema com "Caixeiros Viajantes" (1987), de Barry Levinson, a que se seguiram "O Feitiço da Lua" (1987), "Frenético" (1988), O Escândalo de Black Sox (1988) e "Não Digas Nada" (1989), contracenando nos últimos dois com um muito jovem John Cusack, que recordou John Mahoney como um "grande ator, um ser humano adorável" cuja companhia fazia todos sentirem-se melhor.

Outros papéis de relevo como secundário no currículo até aos primeiros anos de "Frasier" foram "A Casa da Rússia" (1990), "Barton Fink" (1990), "Na Linha de Fogo" (1993), "Jovens em Delírio" (1994), "O Grande Salto" (1994), "Uma Noite com o Presidente" (1995), "A Raiz do Medo" (1996) e "Aquela Que Eu Quero (1996)". Foi ainda o pai de Steve Carell em "O Amor e a Vida Real" (2007).

John Mahoney era também muito requisitado por causa da sua voz, que pode ser ouvida em animações como "Formiga Z" (1998), "O Gigante de Ferro" (1999) e "Atlântida - O Continente Perdido" (2001).

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.