A RTP Play vai disponibilizar, a partir das 21h00 desta quarta-feira, 31 de janeiro, uma série de ficção composta de cinco episódios – com duração entre 12 e 14 minutos cada um.
“Subsolo”, como é denominada, pode ser visualizada de seguida, com uma duração em torno de uma hora, ou por segmento. Estará disponível na plataforma da emissora, no YouTube e nas redes sociais (Facebook e Instagram).
Produzida pela Videolotion, a mesma empresa responsável pelo filme “Verão Danado”, o projeto inclui cinco realizadores para cada um dos diferentes episódios. Em cada um deles a história gira em torno de um personagem principal e tem como pano de fundo um dia na vida deles e uma festa num apartamento. As filmagens decorreram nas zonas do Intendente, Morais Soares e Anjos.
Reunindo talentos muito jovens na realização (Tiago Simões, Joana Peralta, Victor Ferreira, Marta Ribeiro e Maria Inês Gonçalves) e no elenco, a ideia do projeto é produzir um retrato da geração que cresceu ao longo dos anos 90.
Segundo eles, a ideia é “incitar a um diálogo sobre uma geração nascida depois de 1990, que cresceu a ouvir que era especial e que lhe esperavam possibilidades infinitas de sucesso, uma garantia de estabilidade e de triunfos profissionais e pessoais”.
Passados alguns anos a realidade é outra: estes “quase-adultos, mas ainda adolescentes, passados 20 anos de se terem achado os melhores afinal descobrem que são só mais um, num mundo rápido e violento. Por isso, procuram a autoafirmação nas redes sociais, colocando fotos de uma realidade melhorada dos seus dias e vivências. São jovens que, vivendo com uma visão distorcida sobre si mesmos, alimentam em si uma grande dose de frustrações”.
“Subsolo” surge no âmbito da RTP Lab, um laboratório criativo e experimental com novas formas de produção de conteúdos e pensadas numa lógica multiplataformas. O projeto visa chegar ao público investindo na ficção e no humor em narrativas pensadas exclusivamente para os ambientes digitais.
Comentários