A Direção de Informação da SIC decidiu descontinuar os programas de desporto que assentam em comentadores que representam clubes, vulgarmente conhecidos como "os três grandes", confirmou o canal em comunicado enviado ao SAPO Mag.

A SIC adianta que os programas "Play Off" e "O Dia Seguinte" não vão regressar à grelha do canal na próxima época da I Liga. "A SIC Notícias tem a noção da importância do ‘Play Off ‘e de ‘O Dia Seguinte’, bem como dos seus comentadores, na consolidação dos resultados ao longo de quase vinte anos, mas entende a Direção de Informação que este é o momento certo para renovar a grelha do canal", pode ler-se na nota enviada pelo canal.

"A SIC agradece o empenho e o profissionalismo dos comentadores destes dois programas, mas entende que o clima existente entre os três principais clubes portugueses – nomeadamente o estilo comunicacional alimentado nas suas esferas e inalterado pela pandemia – prejudica progressivamente este modelo de debate, pelo que a nossa cobertura e acompanhamento do futebol será feita noutros moldes", frisa o canal em comunicado.

Os dois programas da grelha da SIC Notícias - "Play Off" e "Dia Seguinte" - terminam "na próxima semana", adiantou  à Lusa o diretor de informação da Impresa, Ricardo Costa.

"Vamos ter um modelo diferente à segunda-feira e outro ao domingo, ainda estamos a reorganizar as grelhas", disse Ricardo Costa, quando questionado sobre que tipo de programas vão substituir o "Play Off" e o "Dia Seguinte".

"A pandemia podia ter ajudado a que os agentes do futebol percebessem bem a situação em que o futebol, como toda a sociedade se encontra, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. Ou seja, o regresso do futebol voltou ainda pior do que estava antes em termos de guerra entre os clubes", salientou Ricardo Costa.

"Esse ambiente de toxicidade que se foi criando à volta deste tipo de programas, e para o qual contribui muito os próprios clubes e as suas máquinas de comunicação, coloca-nos perante uma situação de que chegou a altura de terminar este tipo de programas na SIC Notícias", explicou o diretor de informação da Impresa.

O "Dia Seguinte", que é um programa de 2003, e o "Play Off", de 2014, são "dois programas importantíssimos na história da SIC Notícias e nos seus resultados, mas achamos que temos de dar o salto em frente e continuar a acompanhar o desporto e o futebol de outra forma, mais com jornalistas e comentadores", acrescentou.

Ricardo Costa sublinhou que o fim do "Dia Seguinte" e do "Play Off" "não tem nada a ver com os comentadores em si", mas com o "ambiente que se criou à volta deste tipo de programas".

A SIC Notícias é o primeiro canal a decidir descontinuar este tipo de programas.

* Notícia atualizada às 12h37

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.