Já imaginou entrar numa cozinha e deparar-se com um lava-loiça com 5 metros de altura? E ter de balançar em colheres, espumadeiras e espátulas de 3m? Impossível? Não.

A prova é o novo concurso da SIC, «XXS», gravado na Argentina e apresentado por Pedro Miguel Ramos e Carolina Patrocínio, cujo primeiro programa, de uma série de quatro, foi exibido no passado domingo.
O concurso é disputado por duas famílias (cada uma com dois adultos e duas crianças) que têm de superar várias provas num cenário gigantesco que cria a ilusão de que os concorrentes foram encolhidos.

Segundo confessou o empresário e apresentador de TV, Pedro Miguel Ramos, aos jornalistas, «as gravações na Argentina correram bem e o programa irá surpreender os portugueses pela sua inovação», uma ideia que é partilhada por Carolina Patrocínio, especialista em dificultar a vida aos concorrentes da equipa adversária, uma vez que, em cada prova, os apresentadores também tomam o partido de uma equipa.

De acordo com Nuno Santos, director de Programas da SIC, «XXS» não é um concurso, é um formato de entretenimento que tem como público-alvo a juventude, embora se destine a todas as idades. «As gravações foram feitas nos estúdios da Endemol Argentina e o cenário, onde tudo é gravado, tem dimensões enormes, que fazem os apresentadores e os concorrentes parecerem anões! Não há nenhuma montagem. As dimensões são mesmo reais», explicou Nuno Santos a Sapo TV.

O «boss» da grelha de programas da estação de Carnaxide salientou que, apesar de a equipa vencedora de cada emissão ganhar 1.500 euros, «o objectivo foi proporcionar aos concorrentes momentos de enorme diversão e a oportunidade de conhecerem um país diferente».

Ao longo de aproximadamente 40 minutos, duas equipas, compostas - cada uma - por um homem, uma mulher e duas crianças (quatro pessoas), têm de ultrapassar todos os obstáculos que uma casa gigante lhes oferece.

Assim, ao longo de quatro provas, os concorrentes terão de desligar uma ficha eléctrica de uma torradeira que entrou em curto-circuito; de estancar uma inundação num lava-loiças; de se salvar de um vendaval gerado por uma ventoínha; e de desentupir uma gigantesca máquina de lavar a roupa!

O cenário tem 37m de comprimento, 18m de largura e 12m de altura. Um objecto que, na realidade, tem apenas 20 centímetros, pode passar a ter 10 metros no concurso!

Pedro Miguel Ramos volta a fazer dupla com Carolina Patrocínio, após terem apresentado juntos - e com grande sucesso - o «Tá a Gravar». Em equipa que ganha não se mexe, Nuno Santos?

(Texto: Carlos Tomás)