Em causa estão declarações do ator sobre a alegada falta de transparência e imparcialidade nos processos da instituição, feitas após a divulgação dos nomeados da edição de 2025 dos Prémios Sophia.
A Palma de Ouro da competição de curtas-metragens será anunciada pelo júri presidido por Maren Ade, em 24 de maio, durante a cerimónia do Palmarès do 78.º Festival de Cinema de Cannes.
Antes da 14.ª Edição dos Prémios Sophia, o Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, conversou com o SAPO Mag e refletiu sobre o estado atual da produção nacional, o impacto do streaming, os desafios pós-pandemia e o papel da instituição na valorização e internacionalização do cin
Por razões políticas e pelos bons costumes, cerca de 3500 filmes, principalmente estrangeiros mas também alguns portugueses, foram proibidos antes de 25 de Abril de 1974. Eis alguns casos e as justificações oficiais. Sempre "a bem da nação".
Ben Affleck regressa esta semana ao convívio dos espectadores portugueses como ator e a sequela de um dos seus melhores trabalhos de uma carreira já longa com muitos pontos altos, mas também alguns acidentes de percurso que iam deitando tudo a perder...
Ted Sarandos, um dos presidentes executivos da plataforma, disse a maioria das pessoas acha ultrapassada a experiência de ver filmes em comunidade e no grande ecrã.
"Put Your Soul on Your Hand and Walk" apresentava Fatima Hassouna, que morreu a 16 de abril juntamente com 10 parentes num ataque aéreo das forças de Israel à casa da sua família.
"Die My Love" e "Mother and Child" foram adicionados à competição pela Palma de Ouro, enquanto "The Chronology of Water", o primeiro filme dirigido por Kristen Stewart, será exibido na secção "Un Certain Regard".
Depois de "Vai Anitta" (2018) e "Anitta: Made in Honório" (2020), a cantora brasileira voltou a abrir as portas da sua vida e carreira em "Larissa: O Outro Lado de Anitta". O filme conta com argumento de Maria Ribeiro, que revelou algumas histórias de bastidores ao SAPO Mag. Veja no vídeo.
“A Savana e a Montanha”, “Camarada Cunhal” e “O Palácio de Cidadãos” são os filmes que abordam os princípios da democracia, da liberdade e da cidadania.
Hollywood sempre se virou para a literatura em busca de inspiração e sucesso. Apesar de ter arruinado muitos clássicos, recordamos no dia mundial do livro várias adaptações que deram filmes muito populares...