A caminho dos
Óscares 2019
Os orçamentos vão dos dois milhões de dólares de "indies" como "Eighth Grade" aos 210 milhões de "Black Panther" da Marvel: o American Film Institute anunciou a sua lista dos dez melhores filmes de 2018, bem como a das séries.
Além de atribuir um importante prémio de carreira desde 1973, a organização tem um papel muito importante no apoio a cineastas em início de carreira e na preservação de filmes antigos.
A partir de 2000 também escolhe os melhores filmes de cada ano com o objetivo de "reconhecer, preservar e honrar a excelência na imagem em movimento no século XXI".
Feita por um júri formado por administradores, bolseiros, artistas e críticos de cinema, o TOP 10 é visto como uma forte tendência do que podem vir a ser as nomeações para os Óscares da Academia de Artes e Ciências de Hollywood.
Por ordem alfabética, as escolhas ecléticas do AFI para 2018 foram "Assim Nasce Uma Estrela" (realizado por Bradley Cooper), "BlacKkKlansman: O Infiltrado" (realizado por Spike Lee), "Black Panther" (Ryan Coogler), "Eighth Grade" (Bo Burnham), "If Beale Street Could Talk" (Barry Jenkins, que fez "Moonlight"), "A Favorita" (Yorgos Lanthimos), "Green Book - Um Guia Para a Vida" (Peter Farrelly), "Um Lugar Silencioso" (John Krasinski), "No Coração da Escuridão" (Paul Schrader) e "O Regresso de Mary Poppins" (Rob Marshall).
Não sendo um filme americano, o AFI também decidiu atribuir um prémio especial a "Roma", do mexicano Alfonso Cuarón e uma produção Netflix.
Apenas dois títulos ganharam o Óscar de Melhor Filme sem estarem nas 18 listas ou prémios especiais divulgadas até 2017: "The Departed" em 2006 e "Quem Quer Ser Bilionário" em 2008.
A comparação entre as organizações tornou-se ainda mais pertinente quando a Academia ampliou as nomeações para Melhor Filme de cinco para até 10 a partir de 2009.
No ano passado, por exemplo, sete dos dez nomeados para Melhor Filme estavam na lista do AFI, incluindo os principais vencedores: "A Forma da Água", "Três Cartazes à Beira da Estrada", "Dunkirk", "Foge" e "Chama-me pelo teu Nome".
As escolhas para o pequeno ecrã
"This Is Us" é a única série transmitida num dos quatro principais canais americanos a entrar no TOP 10 televisivo do AFI.
O maior vencedor foi o canal FX, que colocou quatro produções numa lista onde não estão por exemplo "The Handmaid’s Tale", "The Crown", "Stranger Things", "Westworld" ou "Curb Your Enthusiasm".
Também por ordem alfabética, o TOP junta "The Americans (FX), "The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story" (FX), "Atlanta" (FX), "Barry" (HBO), "Better Call Saul" (AMC), "The Kominsky Method" (Netflix), "The Marvelous Mrs. Maisel" (Amazon), "Pose" (FX), "Succession" (HBO) e "This Is Us" (NBC).
Comentários