Ao décimo ano, a organização reformulou os prémios, criando a categoria Melhor curta-metragem do festival, que o júri decidiu atribuir à ficção do realizador paquistanês, que teve estreia nacional em Leiria.
"Murder Tongue", lançado em 2022, revisita uma página trágica da história política e social do Paquistão, há três décadas, aplicando no título um jogo de palavras entre língua materna, “mother tongue”, e língua assassina, “murder tongue”
Em Leiria, o vencedor da Melhor curta-metragem foi escolhido “pelo conteúdo, pela forma”, revelando-se “um filme incómodo, que nos corta a respiração, nos conduz pelo inferno e termina de forma desconcertante”, assinalou o júri na argumentação divulgada.
Nesta categoria foram atribuídas menções honrosas a “The Record”, do suíço Jonathan Laskar, e a “A Day, That Year”, Stanley Xu, de Taiwan.
“Murder Tongue” valeu ainda a Ali Sohail Jaura o prémio para “Melhor ficção internacional”, enquanto o troféu de Melhor ficção nacional foi para “Ten with a Flag”, de Vasco Alexandre.
Entre os documentários, “Nada Para Ver Aqui”, de Nicolas Bouchez, foi escolhido como melhor curta nacional, pelo “olhar poético sobre a cidade e as suas metamorfoses”, enquanto o prémio internacional ficou reservado para “Foam Horse”, do espanhol Juanjo Rueda.
Na animação, “Slow Light”, da dupla polaca Katarkyna Kijek e Przemyslaw Adamski, ganhou entre os filmes estrangeiros. A nível nacional, “Ice Merchants”, de João Gonzalez, foi o eleito, pela “proposta plástica e sonora que recorre a uma linguagem simples e universal”, de forma a contar “uma estória comovente”.
“Ice Merchants” venceu ainda o Prémio do Público, enquanto “Foxtale”, de Alexandra Allen, foi a Melhor curta-metragem para crianças”, outra das novas categorias do festival, que colocou a votar o público infantil.
A programação do Leiria Film Festival prossegue até segunda-feira.
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