Ainda antes da cerimónia de encerramento do festival, na noite de 17 de Julho,
Dario Oliveira, um dos responsáveis pelo evento, reconheceu que numa primeira avaliação o Curtas de Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema «conquistou público oriundo de várias cidades do norte do país e da Galiza», tendo atraído, também, «muitos jovens».

O que prova que o festival «provocou, atraiu e apaixonou», não só pessoas de fora, mas também as de Vila do Conde que, nas primeiras edições deste evento, «se mostraram mais resistentes».

O segredo do sucesso de plateia do Curtas deve-se ao facto de ser um veículo de exibição de bons filmes, mas também de «exposição de autores, realizadores, atores, músicos e público, num ambiente onde todos se envolvem e são participantes», disse Dario Oliveira.

Ao longo de nove dias, «não existem convidados VIP's: todos têm o mesmo grau de importância e há uma relação viva entre todos estes intervenientes e o cinema».

Um outro aspecto que a organização faz questão de salientar é que esta 19ª edição conseguiu alavancar um «retorno comercial muito importante para a cidade de Vila do Conde», defendeu Dario Oliveira.

E a título de exemplo contou que, ao longo desta última semana, «todos os hotéis da cidade estiveram cheios e as pessoas demoram duas horas para conseguirem mesa nos restaurantes de Vila do Conde».

O festival criou uma «dinâmica e uma engrenagem ao nível de comércio e do turismo local», fazendo com que esquecêssemos «problemas sociais, dinheiro e economia, quer mundial nacional ou caseira».

No próximo ano regressam as luzes, as câmaras e a ação, para mais uma edição, a vigésima, do Festival Internacional de Curtas Metragens.

Conheça aqui todos os vencedores da 19ª edição do Curtas de Vila do Conde.

Fonte: Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.