A ideia da DreamWorks Animation é fazer uma comédia musical em grande escala, que contará como os Trolls ganharam o seu cabelo vibrante e colorido. O filme tem estreia prevista para 4 de novembro de 2016, com argumento de Erica Rivinoja («South Park») e realização por Mike Mitchell, que já assinou não so fitas de animação como «Shrek para Sempre» como películas de imagem real como «Escola de Heróis» e «Sobrevivendo ao Natal». Chloë Grace Moretz e Jason Schwartzman já foram confirmados no elenco vocal da versão original.

Bill Damaschke, um dos dirigentes da Dreamworks, afirmou que «o pedigree de Mike a moldar histórias com personagens já conhecidas não tem rival, e o espantoso sentido de comédia de Erica apresentarão os Trolls a uma nova geração de fãs continuando a manter o espírito e o apelo que o público adora há muitos anos».

Os bonecos dos Trolls foram criados na Dinamarca em 1959 por Thomas Dam, e tornaram-se um fenómeno no início dos anos 60, tendo tido vários picos de popularidade desde então e até à atualidade.

O aproveitamento de marcas populares para longas-metragens de animação está a tornar-se cada vez mais regular. Nos próximos anos vão estrear «The Lego Movie», pelos realizadores de «Chovem Almôndegas», baseado nos bonecos da Lego; «Peanuts», baseado na mítica BD com Charlie Brown e Snoopy; «Popeye», dirigido por Genndy Tartakovsky ( «Hotel Transylvania») baseado no mítico marinheiro da BD; e «Angry Birds», baseado no popularíssimo video-jogo.