Com o sucesso imenso de
«Homem de Ferro», o primeiro filme adaptado de uma BD da Marvel efectivamente produzido pela casa mãe, foi dada luz verde definitiva a muitos projectos de conversão de outros super-heróis da mesma editora ao cinema.

Até então, os filmes feitos a partir dos super-heróis da Marvel estavam a ser produzidos por outros estúdios como a Sony (
«Homem-Aranha») ou a Fox (
«X-Men»).

A partir de agora, os novos heróis virão directamente da Marvel Studios, que adiantou de imediato uma agenda de estreia ambiciosa para os anos seguintes:
«Thor» e
«Iron Man 2» em 2010 e
«First Avenger: Captain América» e
«The Avengers» em 2011.

Só que a sobredose de projectos levou ao emperramento desse planeamento inicial, cuja ordem de estreia tem de ser cumprida com rigor dada a interpenetração de algumas das personagens pelos vários filmes.

Desta forma, o atraso na produção do filme sobre Thor, o deus do trovão, realizado por
Kenneth Branagh, obrigou ao reajuste do calendário: «Thor» será adiado um ano, saindo a 17 de Junho de 2011, a que se seguirá, a 22 de Julho de 2011, dois meses depois do previsto,
«First Avenger: Captain América», com as aventuras do Capitão América na Segunda Guerra Mundial.

O filme
«The Avengers», sobre um super-grupo que integra Homem de Ferro, Thor, Capitão América e, na sua formação original, o Hulk, foi adiado um ano, para 4 de Maio de 2012. Só a sequela de «Homem de Ferro» mantém a data inicialmente prevista, de 7 de Maio de 2010.

Assim sendo, «First Avenger: Captain America» e «Thor» coincidem no ano 2011, e acabam por rivalizar nas bilheteiras com outro super-herói da Marvel, Homem-Aranha, uma vez que a Sony já anunciou que o quarto filme das aventuras do herói aracnídeo estrarão a 6 de Maio desse mesmo ano.