Este verão, James Cameron deu os parabéns nas redes sociais quando "Avatar" perdeu para "Vingadores: Endgame", ao fim de mais de nove anos, o título do filme mais rentável nas bilheteiras de todos os tempos a nível mundial.

No entanto, o realizador é conhecido por ser muito competitivo (poucos esquecem como se proclamou "o rei do mundo" ao ganhar os Óscares por "Titanic") e já está a pensar na reconquista do recorde ao Universo Cinematográfico da Marvel, chegando mesmo a atribuir a sua vitória a um "erro de arredondamento" de contabilidade.

James Cameron dá os parabéns à Marvel após "Vingadores: Endgame" destronar "Avatar" nas bilheteiras
James Cameron dá os parabéns à Marvel após "Vingadores: Endgame" destronar "Avatar" nas bilheteiras
Ver artigo

Os dois filmes estão agora separados por pouco mais de 7 milhões de dólares (2,797 para 2,789 mil milhões) e, questionado se "Avatar" poderá voltar ao primeiro lugar num inevitável relançamento antes da antestreia da primeira sequela, prevista para 17 de dezembro de 2021, James Cameron diz que é uma "certeza".

"Mas deixamos 'Endgame' ter o seu momento e festejar que as pessoas vão ao cinema", acrescentou numa entrevista ao USA Today a propósito do 10º aniversário do seu filme.

O realizador diz que gostou do filme e não quer "parecer sarcástico após sido gracioso [ao dar os parabéns]. Mas eles bateram-nos por um quarto de um percento. Fiz as contas de cabeça esta manhã quando vinha a conduzir. Acho que os contabilistas chamam a isso um erro de arredondamento".

Atualmente a trabalhar em várias sequelas de "Avatar", o realizador diz que o impacto "Endgame" nos cinemas é encorajador.

"Vi como algo realmente muito positivo. Com todos os serviços de streaming e as diferentes formas como as pessoas podem agora consumir os filmes, estava realmente preocupado que a experiência de ir ao cinema tivesse sofrido uma erosão a tal ponto que um filme 'Avatar', mesmo se fosse melhor do que o primeiro e mais bem recebido, poderia nunca chegar aos mesmo níveis de bilheteira. Ao menos, agora sabemos que isso ainda é possível nos cinemas", explica.

"Isso dá-me motivação para seguir em frente", conclui.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.