A Disney anunciou que a chinesa Liu Yifei (também conhecida por Crystal Liu) vai ser Mulan na versão em imagem real que o estúdio prepara do seu clássico da animação de 1998.

No ano passado, tinha sido lançada uma petição para pedir que fosse escolhida uma atriz de origem asiática, evitando a repetição de acusações de eleger atores racialmente não apropriados para as personagens que interpretavam.

A história do filme acompanha Hua Mulan, a filha de um lendário guerreiro, que se disfarçou de homem para lutar contra a invasão dos Hunos durante a dinastia Han.

O projeto será realizado por Niki Caro (a mesma de "A Domadora de Baleias") e vem na sequência de outras adaptações de animações, como as "O Livro da Selva" ou "A Bela e o Monstro", que por si só renderam mais de mil milhões de dólares nas bilheteiras a nível mundial. "O Rei Leão" e Dumbo" são outros filmes que irão chegar aos cinemas.

Liu Yifei, atriz, modelo e cantora de 30 anos, começou a ganhar popularidade em 2003 com vários projetos da televisão antes de fazer a transição para o cinema cinco anos mais tarde com um filme que foi lançado em países ocidentais: "O Reino Proibido" (2008), que era protagonizado por Jackie Chan.

Outro título que chegou a Portugal foi "Outcast - O Último Templário" (2014), dominado por Nicolas Cage e Hayden Christensen.

Foi ainda a filha de Mike Tyson em "Yip Man 3", um título de culto dos aficionados do cinema de artes marciais, um género em que também brilhou com a trilogia "Si da ming bu / The Four" (2012-2014).

Liu Yifei ganhou recentemente um prémio de melhor atriz num festival de cinema chinês no Japão com "Once Upon a Time", em que tinha o principal papel feminino, e este mês estreou na China "The Chinese Widow" [A Viúva Chinesa], um drama histórico do dinamarquês Bille August onde contracena com o norte-americano Emile Hirsch.

"Mulan" chegará aos cinemas a 2 de novembro de 2018.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.