Morreu Hiep Thi Le, a atriz que foi muito elogiada em 1994 pelo seu papel em "Quando o Céu e a Terra Mudaram de Lugar", realizado por Oliver Stone.
Segundo o Deadline, que avançou a notícia, foi vítima de complicações resultantes de um cancro no estômago. Tinha 46 anos.
Natural do Vietname, ela e a irmã foram a um "casting" na Universidade de San Jose e Oliver Stone acabou para a escolher aos 21 anos para o papel da escritora e humanitária Le Ly Hayslip, de quem se tornou uma grande amiga na vida real.
"Quando o Céu e a Terra Mudaram de Lugar" contava a história de um amor entre um homem que lutou na Guerra do Vietname, interpretado por Tommy Lee Jones, e de uma mulher que a sobreviveu, e as dificuldades que enfrentavam numa terra devastada pela guerra e por um povo dividido "entre a Terra e o Céu".
O filme também tinha no elenco Joan Chen, Haing S. Ngor e Debbie Reynolds, além de um grande elenco de atores profissionais e amadores asiáticos, e foi o último de uma trilogia não oficial do realizador sobre a Guerra do Vietname: "Platoon - Os Bravos do Pelotão" (1986) levava-nos à linha da frente e e "Nascido a 4 de Julho" (1989) mostrava as devastadoras sequelas do conflito nos EUA.
Hiep Thi Le foi aclamada pelo seu papel de estreia e tornou-se uma pioneira entre os atores de origem asiática nos filmes de Hollywood.
Embora nunca mais tenha encontrado um projeto ou um papel como o primeiro, entrou em vários filmes e séries, incluindo "Estranhas Ligações" (1999) e "Vizinho Suspeito" (2008). Em paralelo, distinguiu-se na área da restauração, tornando-se empresária e uma elogiada "chef".
Comentários