Muitas foram as celebridades que marcaram presença no evento, para poder assistir àquela que poderia ser “uma novela da TVI, com atores angolanos, num contexto atual”, segundo as palavras do sempre bem disposto António Raminhos, reconhecido aficionado da saga - ao contrário da sua mulher, Catarina, que reconhece não ter “geek escrito na testa”, mas que faz um esforço para acompanhar toda a história da luta dos Jedi.

À chegada podíamos ver todo um misto de personagens icónicas da saga das estrelas, desde os indispensáveis stormtroopers até a algumas das criaturas de destaque dos clássicos mais antigos, como os Jawa, uma espécie de humanóides de olhos amarelos, habitantes de Tatooine. Contudo, nada passava de uma distração para acalmar o nervoso miudinho de todos aqueles que aguardavam impacientemente pela hora de entrada que não tardou a chegar. No entanto, ou não estivéssemos a falar de "Star Wars" e de todo o seu secretismo, todas as fugas de informação foram prevenidas, com cada espectador a ser convidado a colocar o seu telemóvel num saco selado durante a projeção de todo o filme.

Explorando o tema das pequenas criaturas do mundo "Star Wars", interrogámos alguns dos convidados sobre as suas favoritas, com a nova personagem Porg a destacar-se entre os favoritos. É uma espécie de ave marinha habitante do planeta Acht-To, onde Luke Skywalker se exilou após a batalha de Endor, que ocorreu durante a Guerra Civil Galáctica entre a Aliança pela Restauração da República e o Império Galáctico, levando à destruição da Estrela da Morte II e às mortes de Darth Vader e do Imperador Galáctico Sheev Palpatine. “São maravilhosos, os Porgs, muito expressivos. Eles arrasam com qualquer cena! São os melhores dali”, foram as palavras de Nuno Eiró que, claramente, confirmam o favoritismo destas pequenas criaturas após o visionamento do filme.

A opinião geral confirma que se “mantém o espírito da história”, ao mesmo tempo “que se distancia a história dos originais”, dando oportunidades para coisas novas e igualmente boas. “Star Wars: Os Últimos Jedi” explora a caminhada de Rey nos seus primeiros passos no mundo Jedi enquanto segue também a Resistência liderada por Leya, que tenta combater o lado negro da força.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.