O músico faleceu na sua residência, em Dubois, Wyoming, após uma dura batalha contra o cancro, assegura o “Los Angeles Times”.

“O Mike era um tipo único, membro duradouro dos The Doobie Brothers. Ele era um lutador e combateu uma grande batalha contra o cancro, e falo pela família do Mike e por toda a banda quando digo que a sua falta será muito sentida”, afirmou Bruce Cohn, manager de Hossack, sobre o baterista.

Recorde-se que Hossack juntou-se aos The Doobie Brothers em 1971, tornando-se o segundo baterista da banda, e contribuindo para êxitos como Blackwater, Listen To The Music ou Chine Grove. Ele viria a abandonar o grupo em 1973, para formar a banda Bonaroo e, subsequentemente, abrir o seu próprio estúdio de gravação.

Ele regressou aos The Doobie Brothers em 1987 para uma série de concertos de beneficência a favor dos veteranos da guerra do Vietnam e manteve-se no grupo após a sua reunião, tendo participado nos mais recentes discos dos The Doobie Brothers, “Cycles”, “Brotherhood” e “World Gone Crazy”.

Os membros dos The Doobie Brothers Tom Johnson e Pat Simmons também prestaram o seu tributo ao músico: “Partilhámos algumas aventuras fantásticas, tempos que jamais esquecerei. Obrigada por todas essas memórias fabulosas, Mike, e pela música genial. Nós adoramos-te”, confessou Simmons.

Sara Novais