Um dos festivais que começa na sexta-feira é o Sumol Summer Fest, um dos primeiros a combinar música, campismo e mar, por estar perto das praias da Ericeira, além de ter uma vertente ligada ao desporto para os praticantes de skate. Serão apenas duas noites de concertos, mais virados para o reggae, rock e eletrónica, com atuações de nomes, como Alpha Blondy, Richie Campbell, Gabriel O Pensador, Mercado Negro, Barrington Levy e Souls of Fire.

No sul do país, em Loulé, também haverá música na sexta-feira e no sábado, com o festival Med, que apresenta propostas na área das músicas do mundo, entre as quais a estreia ao vivo dos músicos brasileiros Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra, com o instrumentista maliano Toumani Diabaté em «A Curva da Cintura».

A par deles estarão ainda os Jamaican Legends, com Sly & Robbie, Ernest Ranglin e Tyrone Downie a celebrarem em Loulé, com reggae, os 50 anos da independência da Jamaica, e grupos portugueses, como A Jigsaw, PAUS e You Can't Win Charlie Brown.

Com concertos mais espaçados ao longo das próximas semanas, até final de julho, na sexta-feira tem início também o CoolJazz, com um concerto, já esgotado, de Sting no estádio municipal de Oeiras. O programa incluirá mais tarde outros nomes, como Pat Metheny, Al Jarreau e Michael Kiwanuka.

O calendário de festivais continua preenchido, mais ou menos imune à crise, com a maioria dos eventos a manter-se durante todo o verão.

Na próxima semana, entre os dias 5 e 7 de julho, o festival Super Bock Super Rock atinge a maioridade com a 18.ª edição, perto da praia do Meco, Sesimbra, e com um cartaz menos ambicioso que no ano passado.

Ainda assim estão prometidas algumas estreias, como a da cantora norte-americana Lana Del Rey e o regresso dos Incubus e de Peter Gabriel, ex-Genesis, nome histórico do rock, que se apresentará em Portugal com uma orquestra para reinterpretar temas da carreira.

A par do cartaz, a organização prometeu investir nas infraestruturas, nomeadamente no piso - para evitar tanto pó como em 2010 e 2011 - e na zona de campismo.

Julho é ainda o mês do festival Optimus Alive, de 13 a 15, no Passeio Marítimo de Algés, com mais de 60 artistas, entre os quais Radiohead, Cure, Florence + The Machine, Justice, Stone Roses, Buraka Som Sistema. O passe de três dias e o bilhete para o dia 15 de julho estão esgotados.

De 16 a 29 de julho está previsto o primeiro Cascais Music Festival e o cartaz inclui Morrisey, Melody Gardot ou Carlos do Carmo.

Na segunda quinzena de julho acontecem os festivais Marés Vivas (de 18 a 21, em Vila Nova de Gaia), com Franz Ferdinand, Billy Idol, Garbage, Anastasia e Ebony Bones, e o Festival Músicas do Mundo de Sines (de 19 a 21 e de 26 a 28), o mais carismático e abrangente dos festivais de músicas do mundo em Portugal, com Mari Boine, Marc Ribot, Tony Allen e Hugh Masekela, entre outros.

A referência dos festivais de verão com campismo e praia e destinado a um público mais jovem - o Sudoeste TMN - decorrerá de 01 a 05 de agosto, perto da Zambujeira do Mar, com The Roots, Ben Harper, David Guetta, Eddie Vedder ou Marcelo D2.

No anfiteatro natural junto à praia fluvial do Tabuão, no Minho, terá lugar a 20ª edição do festival Paredes de Coura, de 13 a 17 de agosto, com Stephen Malkmus, dEUS, Ornatos Violeta, Patrick Watson, Japandroids e tUnE-yArDs.

@SAPO com Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.