A 12.ª edição da Festa do Jazz, um encontro anual entre várias gerações de músicos portugueses, profissionais e estudantes, está marcada para os dias 5 e 6 de abril, com a maioria dos concertos a realizar-se naquele teatro municipal.

A abertura oficial, porém, dá-se na sexta-feira, 4 de abril, no Hot Clube de Portugal, o mais antigo clube nacional dedicado ao jazz, com um concerto que juntará o baterista José Salgueiro, o contrabaixista Carlos Barretto e o pianista Victor Zamora.

No fim de semana, ao Teatro Municipal São Luiz juntam-se as salas do Teatro do Bairro e do Teatro-Estúdio Mário Viegas.

Carlos Martins, diretor artístico desta Festa do Jazz, explica, na nota de imprensa, que esta edição é "o princípio de uma exposição alargada sobre uma visão estratégica para a música improvisada em Portugal", já a pensar nas próximas edições deste encontro de músicos.

Uma das novidades é a presença de músicos estrangeiros, convidados a fazerem residências artísticas na cidade e a apresentarem musicalmente o resultado desse trabalho, em concerto.

Um dos convidados é o saxofonista alemão Steffen Schorn, num trabalho de pesquisa e intercâmbio com músicos profissionais portugueses.

Esta residência e concerto, com o apoio do Goethe Institute, faz parte de uma ideia maior de "construção de uma rede internacional e da coprodução de um programa na área da música improvisada entre Portugal e a Alemanha", lê-se no dossier de imprensa.

Com Steffen Schorn estarão músicos como Nelson Cascais (contrabaixo), Ana Cláudia Serrão (violoncelo), Nelson Cascais (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria).

O outro convidado para uma residência será Jacob Sacks, "um dos mais criativos pianistas da cena jazzística nova-iorquina", que atuará com um combo formado pelos músicos portugueses Ricardo Toscano (sax alto), Romeu Tristão (contrabaixo), João Pereira (bateria), Pedro Branco (guitarra), Diogo Duque (trompete) e João Barradas (acordeão).

Da programação deste ano, no âmbito da música improvisada e contemporânea, com a introdução de instrumentos e ferramentas da eletrónica, destaca-se a presença do Powertrio, composto por Joana Sá (piano), Eduardo Raon (harpa) e Luís José Martins (guitarra).

O guitarrista André Fernandes, que acaba de editar o quarto álbum, "Wonder Wheel", pela Tone of a Pitch Records, estará na Sala Principal do São Luiz com as músicas novas, contando com a presença - tanto em disco como em palco - da cantora Inês Sousa, do piansta Mário Laginha, do contrabaixista Demian Cabaud e do baterista Alexandre Frazão.

A já tradicional presença de formações de escolas de música contará com, por exemplo, a Associação Cultural Sítio de Sons (Coimbra), a Escola de Jazz do Barreiro e a ESMAE, do Porto.

O Ensemble de Jazz do Conservatório de Música da JOBRA, um sexteto premiado no ano passado como o melhor combo da Festa do Jazz, atuará no Jardim de Inverno.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.