O Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre (CAEP) e o Cine Teatro São Pedro, em Abrantes, foram os palcos escolhidos para receber seis projetos musicais de vários países, como Espanha, Itália, Bélgica, Suíça e Portugal.

“Este é o único festival do género no país, com esta longevidade [cinco anos]”, congratulou-se hoje o diretor do CAEP, Joaquim Ribeiro, em declarações à agência Lusa.

O responsável do CAEP, um dos mentores do festival desde o seu início, explicou que a iniciativa teve início na rede de programação Arte Sul, que englobava também as salas de espetáculo de Faro e Beja.

“Depois de a primeira edição contar com Faro e Beja, as seguintes só decorreram em Portalegre e Beja e, este ano, apareceu a oportunidade de realizar este evento com Abrantes”, explicou.

Para Joaquim Ribeiro, o festival é “único” por ter a particularidade de contar em palco com um único músico, que vai, ao longo do espetáculo, tocando vários instrumentos em simultâneo.

“Este é um festival relativamente simples de organizar e com custos reduzidos”, disse.

No primeiro dia do festival, o CAEP recebe os projetos Urban Junior, Tiny Legs Tin e Fel, ao passo que no segundo e último dia sobem ao palco Caustic Roll Dave,“The Blues Against Youth e Johnny Luv & e Os Hate Killers.

Já a programação no Cine Teatro São Pedro em Abrantes é composta, no primeiro dia, pelos projetos Caustic Roll Dave, The Blues Against Youth e Johnny Luv & e Os Hate Killers.

Urban Junior, Tiny Legs Tin e Fel fecham o festival, no dia 16 de maio, naquela cidade do distrito de Santarém.

@Lusa