
De acordo com a promotora, Gal Costa atua a 6 de julho no Parque da Canção, em Coimbra, no dia 9 no Coliseu de Lisboa e no dia seguinte no Coliseu do Porto.
Gal Costa, cantora baiana de 67 anos, esteve em Portugal em 2009 com o concerto "Voz e violão", mas nessa altura ainda não tinha lançado o álbum "Recanto", que motiva agora a digressão atual.
Lançado em 2011, "Recanto" foi escrito e produzido por Caetano Veloso, parceiro musical de Gal Costa desde os primeiros momentos de carreira, nos anos 1960, quando lançaram o disco "Domingo".
Na produção de "Recanto", trigésimo disco de Gal Costa, marcado pelo rock e pela eletrónica, participou ainda Moreno Veloso, filho de Caetano, afilhado da cantora.
No ano passado, a propósito de "Recanto", o jornal Estado de São Paulo escrevia que Gal Costa "deixou uma classe inteira de cantoras jovens ou maduras falando sozinhas (muitas delas a imitando) para provocar o rompimento mais radical com tudo o que fez desde o tropicalismo", do qual faz parte.
"Recanto" acabou por originar um álbum e um DVD ao vivo, com um alinhamento que reúne as canções recentes que Cetano Veloso compôs para Gal Costa, êxitos antigos partilhados pelos dois, como "Baby" e "Meu bem, meu mal", e temas de outros compositores brasileiros, como Gilberto Gil, Chico Buarque, Tim Maia, Jorge Ben e Dorival Caymmi.
Em palco, Gal Costa conta apenas com três músicos - Domenico Lancellotti (bateria e programação), Pedro Baby (guitarra e violão) e Bruno Di Lullo (baixo) - que estarão nos concertos em Portugal.
@Lusa
Comentários