Estes são dois dos destaques das comemorações do 41.º aniversário do 25 de Abril naquela cidade alentejana, que contempla “um vasto conjunto de iniciativas de animação social, cultural e desportiva”, informou hoje a câmara municipal.

O programa, elaborado pelo município em conjunto com associações e outras entidades do concelho, destaca que, na noite de sexta-feira, as iniciativas arrancam com um concerto do Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, no salão nobre dos Paços do Concelho, às 18h30.

Depois, às 21h30, atua a Banda Filarmónica “Liberalitas Julia”, que vai desfilar desde a Praça do Sertório até à Praça do Giraldo, onde acontece, às 22h00, o concerto que vai juntar em palco Uxía e João Afonso.

“Estes dois músicos criaram uma cumplicidade” em que “o simbolismo das palavras se toca entre lugares como a Galiza e Portugal, sendo que cantar é uma forma de oferecer a alma e homenagear José Afonso”, resumiu a autarquia.

A canção de Zeca Afonso “Grândola Vila Morena”, que foi escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) como segunda senha de sinalização da revolução, vai ser interpretada à meia-noite, pelo grupo Cantares de Évora, terminando a noite com um espetáculo de fogo-de-artifício.

Já no sábado, está programada uma manhã desportiva, várias atividades de rua, ateliês de atividades lúdico-pedagógicas alusivas ao 25 de abril e enquadradas nos temas musicais de José Barata Moura e a atuação, à noite, do grupo de música tradicional portuguesa Erva de Cheiro.

Teatro, espetáculos musicais, conversas, caminhadas, BTT e passeios de bicicleta, almoços-convívio, jogos tradicionais, baile e diversas exposições são outras das iniciativas incluídas no programa do 25 de Abril, na sede de concelho e nas freguesias.

O presidente da Câmara de Évora incentivou os habitantes a participarem nas ações e realçou a importância de assinalar o 25 de Abril numa altura em que o país atravessa “uma preocupante regressão económica e social”, a qual “se abate sobre a maioria das famílias” e que este concelho alentejano “pesadamente sente”.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.