A banda liderada por Kurt Wagner sobe ao palco do Teatro Municipal de Vila do Conde no último dia do festival, 12 de julho, onde vai apresentar um filme-concerto. O grupo vai, na primeira parte do espetáculo, musicar ao vivo um filme de Bill Morrison, que, utilizando a sua técnica de remontagem de material de arquivo, fez uma viagem pelo cinema mudo português, entre os anos 10 e 30 do século XX, e, na segunda, interpretar alguns temas do grupo, que já conta com mais de duas décadas de carreira e 11 álbuns de estúdio editados.
O concerto dos Lambchop está integrado na secção Stereo do Curtas Vila do Conde, apoiada pela FNAC, onde, através de filmes-concerto, bandas são convidadas a musicar ao vivo filmes, numa fusão entre o cinema e a música.
Além dos Lambchop, também já têm presença confirmada no certame os You Can’t Win Charlie Brown, Frankie Chavez, Garcia da Selva com Norberto Lobo e Bruno Pernadas.
Os portugueses You Can’t Win Charlie Brown vão musicar um filme mudo de 1914, “Maudite soit la guerre”, realizado por Alfred Machin. O filme, uma cópia singular pintada à mão, conta a história incrível da rivalidade da guerra e de um amor impossível. Frankie Chavez continuará o passeio pela história do cinema musicando “The Good Bad Man”, de Allan Dwan, de 1916. A obra, protagonizada por Douglas Fairbanks, percorre a história do Oeste americano e conta com a participação técnica de D.W. Griffith. Por sua vez, Bruno Pernadas atuará sobre um filme clássico de Buster Keaton, “Steamboat Bill, Jr.”, de 1928.
Já Garcia da Selva, juntamente com Norberto Lobo, fará uma interpretação de uma seleção de excertos fílmicos denominada “Framed by a Second”, construída a partir de material não utilizado de autores como Cláudia Varejão, Gabriel Abrantes, João Nicolau, João Onofre, Julião Sarmento, Miguel Soares, Natcho Xeca, Salomé Lamas, Sandro Aguilar e André Trindade.
A 23ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cineam acontece no Teatro Municipal de Vila do Conde entre os dias 4 e 12 de julho. O free pass para o Festival pode ser adquirido por 33,75 euros até 31 de maio, passando a custar 40,50 euros depois dessa data. Durante o Festival o preço sobe para 45 euros. Este passe geral garante um desconto de 50% na compra de bilhetes para o concerto dos Lambchop (que serão colocados à venda na próxima semana, com os preços a oscilar entre os €12 e os €18), permitindo o acesso livre a todas as restantes sessões e filmes-concerto do Curtas Vila do Conde.
Comentários