O concerto realizou-se no centro de conferências da cidade de Lowell e beneficiou o Centro Saab-Pedroso para os Estudos Portugueses e Culturais, da Universidade de Massachusetts de Lowell.

Rodrigo Costa Félix sfoi acompanhado na guitarra portuguesa pela mulher, Marta Pereira da Costa. No ano passado, o tema "Amigo Aprendiz", do músico, foi considerada uma das melhores baladas do ano pela revista Atlantic Monthly e o seu álbum, "Fados de Amor", foi considerado o melhor de fado pela Fundação Amália Rodrigues. O casal está em digressão nos Estados Unidos e atuará ainda em Cumberland, Fall River, Peabody, Ludlow e Nova Iorque até ao fim do mês.

Nathalie Pires, de Nova Jérsia, e Catarina Avelar, de Massachusetts, são fadistas luso-americanas que já atuaram em vários estados americanos e em Portugal.

O Centro Pedroso-Saab para Estudos Portugueses e Culturais foi estabelecido no início deste ano e facilita aulas de Português e parcerias de investigação com as Universidades de Lisboa e Braga

O centro foi tornado possível graças aos contributos de Luís Pedroso e do casal Mark Saab e Elisia Saab, empresários de origem portuguesa, que doaram cerca de 850 mil dólares (660 mil euros) para o projeto.

"A iniciativa [do centro] partiu de alguns líderes da comunidade, que nos contactaram com a objetivo de fazer algo pela herança portuguesa que temos na região", explicou à agência Lusa o diretor executivo da universidade para os assuntos comunitários e culturais, Paul Marion.

"Foi uma feliz coincidência, porque estávamos a desenvolver parcerias com a Universidade de Lisboa. Este novo centro permite-nos focar nas nossas origens e no país de emigrantes que somos", disse o responsável, acrescentando que a universidade tem cerca de cem parcerias com universidades de todo o mundo, mas este é o primeiro centro académmico desta natureza.

Os fundos angariados com esta noite de fado vão financiar, além do ensino do português, alguns projetos de investigação em parceria com universidades portuguesas na área da nanotecnologia e tecnologia amiga do ambiente.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.