"Oba Loba", com selo da etiqueta portuguesa Shhpuma Records, é a segunda colaboração discográfica de Norberto Lobo com João Lobo, depois de "Mogul de Jade", editado no verão de 2013, e atesta a versatilidade estilística do guitarrista.

Para a editora, "Oba Loba" é um álbum folk, mas que "vai muito além dos códigos desse idioma musical" e que "ainda tornará mais problemática, para os lojistas e para os coleccionadores de discos, a tarefa de o arrumar nas prateleiras".

Gravado em Bruxelas, onde vive João Lobo, o álbum conta com a participação de vários músicos convidados, entre os quais Giovanni Di Domenico, Ananta Roosens, Jordi Grognard e Daniele Martini, adicionando sopros, piano e eletrónica.

Norberto Lobo e João Lobo apresentarão "Oba Loba" em versão sexteto ainda antes do natal: no dia 16, em Coimbra (Salão Brazil), nos dias 17 e 18 nos teatros municipais de Bragança e Guarda, respetivamente, no dia 19 no Porto (Passos Manuel) e no dia 20 em Lisboa (Teatro Maria Matos).

João Lobo estudou no Hot Clube de Portugal, passou pelo conservatório, na Holanda, integrou os Norman e Munchen e, na área do jazz, tocou com Carlos Bica, Enrico Rava e Scott Fields, entre outros. Faz parte dos Tetterapadequ e, com o pianinsta Giovanni Di Domenico, tem o Verdes Sons, dedicado à música de Carlos Paredes.

A par de "Oba Loba", Norberto Lobo tem em mãos o mais recente álbum solo, intitulado "Fornalha", publicado pela editora suíça three:four records, com o qual já esteve em digressão pela Europa e que apresentará em Portugal, a partir de janeiro.

"Fornalha" é o sexto álbum instrumental a solo de Norberto Lobo e musicalmente vai "da ficção violoncelista do tema de abertura homónimo à poesia do deserto magrebe (...) de 'Myriam'", passando pelo "chorinho folk recitado de 'Pen Ward'".

O álbum será apresentado ao vivo a 15 de janeiro, na Igreja St. George, em Lisboa, no dia seguinte, na Culturgest Porto, a 17 de janeiro, no GNRation, em Braga, e, a 19, no conservatório regional de música de Vila Real. No dia 30 de janeiro, apresenta-se no Teatro Municipal de Faro.

Norberto Lobo, nascido em Lisboa em 1982, editou o primeiro álbum, "Mudar de Bina", em 2007, ao qual se seguiram "Pata Lenta" (2009), "Fala Mansa" (2011) e "Mel Azul" (2012).

@Lusa