"Leftism", o álbum de estreia dos britânicos Paul Daley e Neil Barnes, mais conhecidos como Leftfield, ajudou a definir o som de uma era e a levar a música de dança a novos públicos - à semelhança do que fizeram, no mesmo período, discos dos conterrâneos Chemical Brothers, Prodigy, Orbital ou Underworld.

O registo sucessor, "Rhythm and Stealth"(1999), não foi tão estimulante, mas bastou o primeiro para tornar a dupla numa referência na combinação de techno, dub, house ou ambient.
Canções como "Release the Pressure", "Black Flute" ou "Original" tornaram-se marcos e a presença convidados especiais nas vozes - como Toni Halliday (dos Curve) ou John Lydon (dos Sex Pistols) - só ajudou.

Este ano, os Leftfield estão de regresso aos palcos, mas não aos discos - embora Paul Daley prepare um álbum a solo. A sua digressão deste Verão inclui a passagem por alguns grandes festivais internacionais, onde se contam o de Benicassim, o Creamfields e também um Super Bock Super Bock com um cartaz surpreendentemente competitivo.

Os Leftfield actuam no Palco Super Bock do SBSR a 17 de Julho, a partir da 1h30.

@Gonçalo Sá

Videoclip de "Open Up" (com John Lydon):

Videoclip de "Swords" (com Nicole Willis):