Esta seria a estreia de Rodriguez em Portugal, assim como no festival Primavera Sound, em Barcelona, onde deveria atuar no dia 25.

"Depois de muitos meses em digressão, Rodriguez viu-se obrigado a tomar a difícil decisão de cancelar e reagendar a primeira semana da tour europeia com o objetivo de preservar a sua saúde e energia", justifica a organização, que remete para breve o anúncio do artista substituto. Apesar destes cancelamentos, Rodriguez dará um concerto a 8 de julho em Barcelona.

A organização do Primavera Sound esclarece que quem comprou bilhete diário para os concertos dos dias 25 (Barcelona) e 31 (Porto), poderá trocá-lo pelo bilhete do concerto de 8 de julho em Barcelona.

Sixto Rodriguez, músico norte-americano de ascendência mexicana, de 70 anos e nascido em Detroit, teve uma curta e discreta carreira na música nos anos 1970, editando apenas dois álbuns.

As escassas vendas dos álbuns nos Estados Unidos fizeram-no desistir da música, sem saber que tiveram enorme sucesso na Austrália, onde tinha dado alguns concertos, e na África do Sul.

Durante anos Rodriguez trabalhou na construção civil, estudou filosofia e esteve afastado da ribalta. A sua história foi recuperada e divulgada em 2012 no documentário "Searching for sugar man", de Malik Bendjelloul - que chegou a ser candidato aos Óscares - e que voltou a catapultá-lo para as páginas dos jornais e para os palcos.

O Porto acolherá a segunda edição do festival Optimus Primavera Sound de 30 de maio a 1 de junho no Parque da Cidade, com um cartaz repartido por quatro palcos do qual fazem parte nomes como Blur, Breeders, My Bloody Valentine, Nick Cave & The Bad Seeds, Grizzly Bear, Dead Can Dance, Explosions In The Sky.

A eles juntam-se ainda os Swans de Michael Gira, Deerhunter, Liars, Dan Deacon, Hot Snakes, Local Natives e Do Make Say Think, e os portugueses PAUS, Memória de Peixe, Dear Telephone e The Glockenwise.

@Lusa