O espetáculo “Um português e um brasileiro entram num bar...”, de Gregorio Duvivier e Ricardo Araújo Pereira, tem uma data extra, em 28 de novembro, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, foi hoje anunciado.
As figuras retratadas há mais de 500 anos nos Painéis de São Vicente ganham vida num espetáculo para crianças, encenado por Vasco Letria, e que se estreia em novembro no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
O norueguês Karl Seglem e o português Rão Kyao estreiam, na próxima quarta-feira, em Espinho, o projeto NOPO Orchestra, em que saxofone, flautas e cornos de cabra irão revelar um “folk contemporâneo universal”, inspirado nas raízes culturais dos seus países.
O projeto europeu Musa, vocacionado para jovens músicos dos 29 aos 35 anos, tem esta semana dois concertos em Portugal, uma residência artística e um 'workshop', que têm início em Lisboa, na quinta-feira, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.
A 47.ª Feira do Livro do Funchal, dedicada ao escritor e Nobel da literatura José Saramago, decorre entre 12 e 21 de novembro, com uma programação que inclui a presença de 48 escritores e 16 concertos, foi hoje anunciado.
O editor João Soares, a escritora Lídia Jorge e o jornalista Carlos Albino vão protagonizar, dia 1 de novembro, às 19h30, mais um debate de “Episódios Imaginários”, do grupo A Barraca, a realizar no Teatro Cinearte, em Lisboa.
Pongo, Eu.Clides, Thundercat, The Blaze e Floating Points são alguns dos primeiros nomes hoje anunciados para o festival Sónar, que decorrerá pela primeira vez em Lisboa em abril de 2022.
O escritor cabo-verdiano Germano Almeida, prémio Camões em 2018, disse hoje, no festival Escritaria, em Penafiel, não gostar da expressão lusofonia, considerando que a língua portuguesa não representa “uma cultura lusófona”.
O artista Julião Sarmento (1948-2021) vai ser homenageado num livro que reúne as 51 obras de imagem em movimento produzidas ao longo da carreira, e que será lançado a 4 de novembro, em Lisboa.
A 4.ª edição da feira de arte contemporânea Drawing Room começa hoje, com obras em desenho de 95 artistas em 26 galerias portuguesas e estrangeiras, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, onde ficará até domingo.
Perto de mil fotografias de 287 amantes colecionadas ao longo de sete anos pela criadora Raquel André preenchem a mostra performativa “Exposição de Amantes”, patente no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, a partir de 5 de novembro.
A Embaixada de Portugal em Brasília recebe a partir de sexta-feira a exposição inédita “Só é Possível se Formos 2”, da artista plástica portuguesa Fernanda Fragateiro, que revisita a obra da arquiteta italo-brasileira Lina Bo Bardi.
O Museu Nacional Ferroviário (MNF) assinala, desta quarta-feira a domingo, os 165 anos da primeira viagem de comboio em Portugal e o Ano Europeu do Transporte Ferroviário com um programa que começa com o VIII Congresso de História Ferroviária.
Uma seleção de 104 obras da Coleção de Arte Norlinda e José Lima, com peças de artistas como Paula Rego, Julião Sarmento, Cindy Sherman e Damien Hirst, vai estar exposta a partir de sábado no Centro Cultural de Cascais.
A biografia da fadista Marisa “Os Anéis do Meu Cabelo – A História de Mariza”, de autoria da jornalista Dina Soares, com prefácio de Jason Fine, editor da revista Rolling Stone, chega hoje às livrarias, anunciou a editora Oficina do Livro.
O belga Stromae estreia-se ao vivo em Portugal, em 2022, com um concerto no festival NOS Alive, que decorre de 6 a 9 de julho, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, anunciou hoje a promotora Everything is New.
O Museu de Serralves, no Porto, recebe a primeira exposição da artista sonora alemã Christina Kubisch em Portugal, de hoje até abril de 2022, que faz parte de uma “constelação de projetos” que exploram o som.
O britânico Jelani Blackman e os portugueses Bateu Matou, Cláudia Pascoal e Mundo Segundo & Sam The Kid estão entre as confirmações que completam o Super Bock em Stock, de regresso a Lisboa em 19 e 20 de novembro.
A 30.ª edição do festival Guimarães Jazz vai apresentar 12 concertos, de 11 a 20 de novembro, com músicos dos Estados Unidos, da América do Sul e da Europa, que compõem uma programação de “risco”, afirmou hoje a organização.
A obra do escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah, vencedor do Prémio Nobel de Literatura de 2021, vai começar a ser editada em Portugal pela Cavalo de Ferro, a partir do início do próximo ano, anunciou hoje a editora.
O Festival Artes à Rua, que ‘enche’ de cultura ruas e praças de Évora, regressa à cidade no próximo ano, entre 29 de julho e 14 de agosto, após dois anos de ausência devido à COVID-19.
Duas obras dos artistas José de Almada Negreiros (1893-1970) e de Júlio Pomar (1926-2018) vão a leilão na quinta-feira, em Lisboa, pela Veritas Art Auctioneers, com um total de 205 lotes, anunciou a leiloeira.
O escritor norte-americano naturalizado português Richard Zimler representa Portugal na 42.ª edição do Festival Internacional de Autores de Toronto, que começou no dia 21 e decorre até ao fim do mês, anunciou o Instituto Camões.