O velório do ator, encenador e realizador de cinema Jorge Silva Melo realiza-se a partir das 17h30 de quinta-feira, na capela de Nossa Senhora do Carmo, na Basílica da Estrela, em Lisboa, informaram hoje os Artistas Unidos.
Doze livrarias vão participar na edição deste ano da Feira do Livro de Évora, que vai decorrer de 16 a 25 de abril, após dois anos de interregno devido à pandemia de COVID-19, divulgou hoje a câmara.
O concerto dos britânicos The Kooks no Campo Pequeno, em Lisboa, inicialmente marcado para este mês, foi remarcado para 24 de janeiro de 2023, anunciou hoje a promotora Everything is New.
O músico britânico Tricky já não vai atuar no North Music Festival, que decorre em maio no Porto, por ter que “fazer uma pausa para se concentrar em questões de saúde”, anunciou a promotora da iniciativa.
A última peça encenada por Jorge Silva Melo, "Vida de Artistas", vai estrear-se dia 23 no Teatro S. Luiz, em Lisboa, anunciaram hoje os Artistas Unidos, companhia que o encenador e ator dirigia.
Uma instalação sonora que explora a forma como o som modela a perceção de um espaço é inaugurada hoje no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, para mostrar que a arquitetura é tridimensional e também sensorial.
O Festival Bons Sons vai voltar a ocupar a aldeia de Cem Soldos, no concelho de Tomar, onde de 12 a 15 de agosto as ruas se transformam em palcos numa edição que tem por lema “habitar a rua”.
O novo diretor artístico do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, João Pinharanda, afirmou que a programação deste ano foi desenhada para atrair novos públicos e trabalhar em programas de inclusão social, física e mental.
O livro “The Island of Missing Trees”, da escritora turco-britânica Elif Shafak, finalista do Prémio Costa e que se encontra entre os semifinalistas do Women's Prize for Fiction 2022, chega às livrarias portuguesas no dia 16 de março.
Os Clã iniciam a 26 de abril em Lisboa a digressão “Dá o que tem”, que marca o arranque das celebrações dos 30 anos de carreira da banda e passará por mais seis cidades portuguesas e por Vigo, em Espanha.
A Rádio Comercial anunciou o lançamento da Rádio Comercial Ucrânia (Україна), estação bilingue em ucraniano e português, que arranca na quarta-feira em suporte digital com notícias e informações úteis para a comunidade ucraniana.
O Lu.Ca – Teatro Luís de Camões, em Lisboa, dedica o mês de abril à dança, com espetáculos, cinema, oficinas e uma exposição, para crianças e famílias.
A ministra da Cultura disse que, apesar de hoje ser um “dia triste” e “vazio” pela morte do encenador, dramaturgo e cineasta Jorge Silva Melo, tem a certeza de que o seu legado continuará através daqueles que tocou.
O quarteto do saxofonista Wayne Escoffery vai atuar esta terça-feira no Hot Clube de Portugal, a partir das 22h00, abrindo uma semana de concertos que inclui ainda um combo da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, o quarteto de João Mortágua e a evocação d'"Os Mensageiros do Jazz".
O músico de soul e e R&B Jacob Banks regressa a Portugal a 24 de novembro, para um concerto no palco do Lisboa ao Vivo, para apresentação do álbum "For My Friends", editado no ano passado, anunciou a promotora.
O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, recebeu hoje com “profunda tristeza” a notícia da morte do ator e encenador Jorge Silva Melo, na segunda-feira, uma “figura maior do teatro e do cinema contemporâneo português”.
O Presidente da República prestou hoje “sentida homenagem” a Jorge Silva Melo, falecido na segunda-feira, considerando-o, além de “um dos encenadores mais emblemáticos e dinâmicos do teatro português”, um “homem politicamente empenhado”, “descobridor de talentos e congregador de vontades”.
O festival Descobre o Teu Interior 2022, o primeiro itinerante pelo interior de Portugal, tem início em 31 de março e vai levar, durante 16 dias, concertos, intervenções artísticas e outras atividades culturais a oito territórios do país.
Sete municípios assinam hoje com as áreas governativas da Modernização do Estado e da Administração Pública e da Cultura, os autos de transferência de competências para a gestão, valorização e conservação de vários equipamentos culturais.
Várias personalidades do mundo da cultura e da política lamentaram hoje a morte do encenador, dramaturgo, ator e cineasta Jorge Silva Melo, aos 73 anos, sublinhando a dedicação de uma vida ao teatro e ao cinema.
“Orgia”, de Pasolini, que se estreia a 9 de abril na Culturgest, em Lisboa é, para o encenador Nuno M. Cardoso, um “poema requiem”, numa polifonia que conjuga ideia de morte, com um sentido de liberdade e de vida.