O historiador José-Augusto França é "um vulto maior da cultura portuguesa das últimas seis décadas e um dos grandes pensadores portugueses dos séculos XX e XXI", afirma a ministra da Cultura, em reação à morte do investigador.
A morte de José-Augusto França representa a perda "de uma das maiores figuras culturais do Portugal contemporâneo", afirma o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota de pesar publicada no sábado na página da Presidência.
O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu no sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua amiga e da família.
No início era apenas um sonho mas, 27 anos depois, esse sonho concretiza-se na Quinta da Conraria, em Coimbra, onde os 5.ª Punkada, banda de utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), estão a gravar o primeiro disco.
Quando os talibãs tomaram Cabul em meados de agosto, Bahar e os outros músicos do Instituto Nacional de Música do Afeganistão (ANIM) enfrentaram um duro dilema: ficar e correr o risco de sofrer represálias ou sair e abandonar os seus instrumentos.
Depois de uma paralisação de 556 dias por causa da pandemia de COVID-19, a Orquestra Filarmónica de Nova Iorque abriu a sua nova temporada na sexta-feira, depois de os músicos se terem reinventado com atuações online e no exterior durante mais de um ano.
Os debates "In Conflict", da representação portuguesa na Bienal de Veneza, chegam ao Porto este fim de semana, com sessões no sábado e no domingo, numa parceria com o Mira Fórum, anunciou a curadoria da mostra.
Uma série de poemas para crianças escritos por Maria Judite de Carvalho foram agora reunidos pela primeira vez num livro ilustrado, intitulado "Felizmente as árvores são grandes", que a editora Minotauro edita este mês.
A ficção completa do escritor modernista português António Ferro vai ser publicada em novembro pela E-Primatur, num único volume, que reúne textos nunca mais publicados desde os anos 1920, anunciou a editora.
Um evento híbrido que mistura festival e conferência digital, designado ERASE, que aborda a poética e política da rasura, vai decorrer entre 20 e 24 de setembro, online e em vários locais da cidade de Bergen, na Noruega.
O escritor, dramaturgo e argumentista espanhol Alfonso Sastre, galardoado com o Prémio Nacional de Teatro em 1985, morreu na sexta-feira, aos 95 anos, em Hondarribia, cidade onde viveu.
O Goethe-Institut Portugal promove, a 30 de setembro e 14 de outubro, um ciclo dedicado à literatura e inteligência artificial, a propósito do Dia Internacional da Tradução que se assinala no fim do mês, marcando o arranque da iniciativa.
A exposição “D. Maria II. De princesa brasileira a rainha de Portugal. 1819-1853”, inaugurada em maio no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, foi prolongada até final de outubro, anunciou hoje a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
O festival “Correntes de um só rio”, dedicado à canção de Coimbra, realiza-se de 1 e 10 de outubro, incluindo na sua programação um espetáculo com Cuca Roseta e um concerto que vai recordar canções de Zeca Afonso.
Um quadro do artista neerlandês Vincent van Gogh, encontrado numa coleção particular, onde foi conservado durante mais de 100 anos, foi mostrado na quinta-feira pela primeira vez ao público no Museu Van Gogh, na capital dos Países Baixos, Amesterdão.
A estreia da peça "Pais & Filhos", escolhido para abertura da temporada 2021-2022, do São Luiz - Teatro Municipal, em Lisboa, foi adiada para o próximo dia 24, informou a sala de espetáculos na quinta-feira.
A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade votos de pesar pelas mortes do maestro Michel Corboz, da pianista Olga Prats e do poeta e tradutor literário Pedro Tamen.
A edição de 2021 do Festival MIL termina esta sexta-feira, dia 17 de setembro. Depois de uma pausa devido à pandemia, o evento voltou a realizar-se ao vivo e o SAPO Mag esteve à conversa com Inês Henriques, da organização.
As eleições autárquicas voltam, este ano, a trazer às ruas uma banda sonora diversificada, com vários candidatos de todo o país a apostarem na música para entrar no imaginário dos eleitores pela ‘porta’ do ouvido.