"Este é um festival diferente, marcado por valores e construído com a participação da juventude. Um festival onde o movimento associativo juvenil assumiu desde o início a organização conjunta deste grande evento. Um espaço de participação e impulsionador da dinâmica da juventude na região", refere a AMRS em comunicado.

A associação, em conjunto com os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, realizou pela primeira vez o Festival da Liberdade em 1994, para assinalar os 20 anos do 25 de Abril.

O evento foi depois retomado em 2014, numa edição que decorreu no concelho da Moita, enquanto em 2015 foi realizado no Seixal.

A edição de 2016 começa hoje e vai decorrer na Quinta do Braamcamp, no Barreiro, até sábado, contando com as presenças dos músicos Dengaz, Kumpania Algazarra, Richie Campbell, Carlão, Dead Combo e Gabriel o Pensador.

"Este é um cartaz que é também fruto dos contributos recolhidos nas diversas reuniões realizadas até agora, construído com as opiniões da juventude e que certamente vai atrair muitos e muitos milhares de jovens à Quinta do Braamcamp", acrescenta

O Festival da Liberdade, para além do palco principal, vai contar também com um outro palco, onde vão passar várias bandas de diferentes concelhos da região.

Para além da música, o festival vai ter também iniciativas desportivas, arte, mostra associativa, teatro, música, danças e espaços de debate.

Nesta edição do Festival Liberdade será realizado um Encontro do Movimento Associativo Juvenil, no segundo dia do Festival, sábado, entre as 11:00 e as 16:00.

"Este é um encontro que pretende, não apenas juntar o Movimento Associativo Juvenil da Região, mas acima de tudo ser um espaço onde os jovens coloquem a sua visão sobre a situação do associativismo em Portugal, as suas ideias, propostas e visões para o futuro", concluiu.

Foto: Joana Jesus/SAPO On The Hop