No âmbito do Misty Fest, a cantora cabo-verdiana dará um concerto na quarta-feira, no Coliseu do Porto, no dia seguinte no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e no sábado no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

Em declarações à Lusa, Mayra Andrade contou que se fecha um ciclo com o quarto álbum, "Lovely Difficult", editado em 2013, e que foi estreado ao vivo no outono desse ano em Portugal.

No atual espetáculo, Mayra Andrade conta que as canções foram evoluindo e os arranjos melhorados, nestes dois anos de estrada, e que as músicas mais antigas foram contaminadas "por essa nova roupagem". Nos concertos desta semana contará com a presença de dois convidados: Sara Tavares e Pedro Moutinho.

Apesar de sentir "uma certa melancolia" por este ser o fecho de um ciclo, Mayra Andrade afirma que quer colaborar "em projetos diferentes, em contextos diferentes", como solista. "Sair da minha zona de conforto".

Parte das mudanças passam pela nova vida em Lisboa, depois de ter vivido mais de uma década em Paris. "Procurava mais qualidade de vida. Já não me sentia feliz. Levava uma vida muito francesa e também vida de estrada. Procuro mais sol, mais calor e uma maior proximidade com Cabo Verde", disse Mayra Andrade.

A cantora cabo-verdiana nasceu há trinta anos em Havana, começou a cantar ainda criança, passou parte da infância entre países - entre África e a Europa - e aos 15 anos cantou pela primeira vez em público, em Cabo Verde.

Editou quatro álbuns que são uma soma de sonoridades, entre a terra quente de Cabo Verde, o cosmopolitismo de Paris e o tropicalismo do Brasil. Portugal entra nesta equação pela afetividade, graças a um avô português.

"Lovely Difficult" junta-se aos álbuns "Studio 105" (2010), "Stória Stória" (2009) e "Navega" (2006).

O festival Misty Fest começou no dia 1 e prolonga-se até ao próximo dia 14, com nove artistas a atuarem em várias cidades do país.

O cartaz desta sexta edição conta com Iron & Wine, Mayra Andrade, Dom La Nena, Dead Combo, Lenine, Maria Mendes, Rui Massena, The Cinematica Orchestra e Mísia.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.