Em declarações à agência Lusa, Afonso Pais afirmou: “A ideia do projeto é que incorporasse os meus gostos musicais e os gostos musicais da Rita [Maria], e incorpora elementos que são característicos do jazz, como a improvisação, mas também canções que não têm qualquer secção de improvisação, e que são muito construídas e escritas, mas a ideia é que eu e a Rita estivéssemos, totalmente, representados nos nossos gostos musicais”.

O álbum é constituído por nove temas, todos compostos por Afonso Pais, excetuando “Demais”, de Antônio Carlos Jobim, que foi uma canção composta nos inícios da carreira do compositor brasileiro e que “representa o cruzamento da universalidade da música”, disse à Lusa Afonso Pais.

“'Demais' é um tema que Antônio Carlos Jobim compôs quando ainda só fazia arranjos para os cantores famosos, que ele nem nunca gravou, mas que para mim representa muito bem os universos que uma canção pode encerrar e a universalidade dos estilos, ou seja a transversalidade”, acrescentou.

“Olhos Azuis” é o tema que abre o CD, que inclui “Encontro a Sós”, “Carne Primitiva”, “Quase Inocente", e "Cáscaras-quás-quase", todos são composições de Afonso Pais, que conta em algumas delas com letras de Thiago Amud (“Além das Horas”), ou de Pedro Esteves (“Olhos Azuis”).

“Artisticamente, este disco é a assunção daquilo que eu sou musicalmente e que quis transmitir, e abrangendo as várias músicas que nos apaixonam dos vários continentes, e das nossas origens, não só da nossa formação musical, mas da nossa paixão pela música, do nosso lado não musical”, referiu o músico.

Os músicos conhecem-se “há muitos anos” e têm “tido pontualmente colaborações e encontros, às vezes em projetos de outros músicos”, até que decidiram juntar-se neste projeto, contou Afonso Pais.

“Decidimos focar-nos num projeto que fosse a melhor plataforma que nos representasse, no sentido de veicular esta nossa química, este nosso entendimento”.

Afonso Pais tem colaborado com músicos como Edu Lobo, Ivan Lins, Rui Veloso e JP Simões, e já partilhou palco ou estúdio com Dee Dee Bridgewater, Camané, António Zambujo, Peter Bernstein, Perico Sambeat ou João Paulo Esteves da Silva.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.