19 de novembro é o Dia Mundial da Sanita. Não é brincadeira, foi a ONU que declarou.

WaterAid(2).jpg

Pode parecer mais um dia sem sentido, mas não o é. A Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 19 de novembro como Dia Mundial da Sanita para alertar o mundo relativamente à falta de saneamento básico nos países não desenvolvidos.

Agora que a parte de serviço público está feita, vamos falar da porcelana mais desvalorizada do mundo: a sanita (até o urinol é mais apreciado).

Provavelmente perdemos vários anos na sanita. Não é uma imagem muito bonita de se criar, mas é a realidade. Mas esse "tempo perdido" pode ser bem aproveitado e transformado, como diria José Cid, no melhor tempo das nossas vidas.

Desde os sumérios, primeiro povo da Civilização Mesopotâmia, que a leitura é o principal passatempo enquanto se está na sanita (a sanita moderna só foi inventada no século  XVI por Sir John Harrington... mas antes existiam peças semelhantes).

As melhores aplicações para usar no WC

Revistas como a Maria foram o expoente máximo da literatura de sanita- é pena que não haja nenhum prémio para os melhores escritores de literatura de WC.

Infelizmente a leitura das revistas deu lugar às novas tecnologias. Hoje levar o smartphone, o tablet ou mesmo o computador portátil para a casa-de-banho (ou quarto-de-banho, como quiserem) é obrigatório- nem o nosso sistema digestivo nem o urinário funcionam se não encontrarem rede wi-fi nas proximidades.

"Eh pá, é mesmo verdade...levo sempre o telemóvel para o WC", é o que devem estar a pensar. Por isso, fica aqui uma pequena lista de aplicações para usar enquanto se está na sanita:

$$gallery$$

Se estas aplicações são boas para ocupar o tempo passado na sanita, há outras que são proibidas. Skype, SnapChat, FaceTime e todas as aplicações derivadas que usem câmara e microfone. Lamento informar mas ninguém quer ver a sanita muito menos ouvir sons desagradáveis.

Não é preciso ligar a água enquanto estão na sanita

E por falar em sons desagradáveis... Toda a gente já tive de ir ao WC em casa de um amigo ou em casa de uma familiar... e com medo que alguém ouvisse alguma coisa...ligou a água! Verdade? Pois, é só desperdiçar água.

Felizmente há solução para isso. Primeiro podem pôr uma música a tocar. Mas se isto não vos parecer uma boa solução...há uma aplicação que faz o som da água: Akatu Fake Shower, para evitar que os outros oiçam os sons desagradáveis e para poupar água.

Para terminar, outra sugestão: escrever nos WCs públicos (que ainda não foram privatizados). Não encarem isto como um apelo ao vandalismo, mas antes como um incentivo à literatura. Os grandes escritores das portas e paredes das casas-de-banho estão-se a perder. É uma pena ver lindos versos serem substituídos por números de telefone e insultos baratos.

Agora o tempo que passarem na sanita nunca será tempo perdido. E celebrem este dia, todos os dias.