Os concertos estão previstos para as 18:00 dos próximos dias 18 e 19, no 'foyer' panorâmico do salão Preto e Prata do Casino Estoril, no concelho de Cascais, e contam com a participação do violoncelista russo Ivan Monighetti e do violinista francês Nicolas Dautricourt, que o ensemble qualifica como dois “dos mais destacados intérpretes da atualidade”.

O MPQ, com sede em Cascais, é constituído por Alexei Eremine (piano), Alexei Tolpygo (violino), Alexandre Delgado (violeta) e Guenrikh Elessine (violoncelo), e foi foi criado em 1989, por iniciativa de Eremine e Elessine.

“O Moscow Piano Quartet concebeu este curto ciclo de dois concertos preenchido com algumas das suas melhores obras de música de câmara”, afirma o ensemble, referindo que as “’schubertíadas’ eram saraus de música de câmara privados, realizados em Viena por Schubert e seus amigos, entre 1815 e 1824”.

O programa do dia 18, em que participam Ivan Monighetti e o pianista Alexei Eremine, do MPQ, é preenchido pelas obras Fantasia em Dó Maior para violino e piano, a Sonata em lá menor para arpeggione e piano, de autoria de Schubert, e ainda o Quinteto em Dó Maior para dois violinos, violeta e dois violoncelos, também do compositor austríaco.

O quinteto é interpretado por Nicolas Dautricourt (1.º violino), Maria Castro-Balbi (2.º violino), Alexandre Delgado (violeta) e Ivan Monighetti (1.º violoncelo) e Guenrikkh Elessine (2.º violoncelo).

No domingo, o programa é também integralmente constituído por peças de Schubert, tendo sido escolhido o Trio com Piano n.º 2 em Mi Bemol Maior, interpretado por Alexei Eremine, Maria Castro-Balbi e Guenrikh Elessine, e o Octeto em Fá Maior, que será interpretado por Nicolas Dautricourt (1.º violino), Maria Castro-Balbi (2.º violino), Alexandre Delgado (violeta), Guenrikh Elessine (violoncelo), Manuel Rêgo, (contrabaixo), Esther Georgie (clarinete), Kenneth Best (trompa), e David Harrison (fagote).

O primeiro concerto do MPQ realizou-se em janeiro de 1990, na Casa-Museu Iermolova, em Moscovo, tendo atuado no Festival Dekabrskie Vetcherá. No percurso do ensemble, “é de salientar a influência do grande mestre Valentin Berlinski, violoncelista do Quarteto Borodine, sobretudo no que se refere à afinação cuidada, à riqueza de sonoridades e ao conhecimento profundo das obras tocadas”, disse à Lusa fonte do grupo.

Além de Portugal o MPQ realizou digressões na Letónia, Espanha, França, Itália, Alemanha, Grécia, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Japão.

Desde 1993, através de um protocolo com a Câmara de Cascais, o quarteto assegura as temporadas anuais de 10 concertos no Centro Cultural de Cascais, nas Casas do Gandarinha, tendo sido distinguido com a Medalha de Mérito Cultural do Concelho.

Franz Schubert (1797-1828) natural de Viena, onde morreu, é um dos últimos compositores da denominada estética musical romântica, sendo autor, entre outros trabalhos, de cerca de 600 canções, três óperas completas e 10 sinfonias, além de missas, peças para piano a quatro mãos ou quartetos de cordas.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.