O Twitter fechou a conta de um editor do site conservador americano Breitbart após uma onda de comentários racistas que levaram a protagonista do filme "Caça-Fantasmas" Leslie Jones a abandonar a rede social.

Milo Yiannopoulos, o editor de tecnologia do site, conhecido pelas suas mensagens provocadoras enquanto @Nero no Twitter, onde se intitulava 'o mais famoso supervilão da internet', disse na noite de terça-feira, segundo o site conservador Breitbart, que a sua suspensão do Twitter era uma 'cobardia'.

'O Twitter confirmou que é um lugar seguro para terroristas muçulmanos e extremistas do Black Lives Matter [a organização 'As vidas dos negros importam'], mas uma área proibida para os conservadores', escreveu.

A suspensão ocorre após muitas acusações contra o Twitter pela passividade na gestão das mensagens e depois de Leslie Jones, uma das estrelas do filme, decidir abandonar a sua conta por causa da enxurrada de comentários racistas e ofensivas que recebeu já após a estreia.

"Deixo Twitter com lágrimas e tristeza no meu coração. Tudo isto porque fiz um filme. Eles podem odiar o filme, mas a percaria que recebi hoje... não está certo", escreveu a atriz negra de 48 anos, que entre vários insultos, foi acusada de ser feia e desagradável, e comparada a um macaco.

Jones, também argumentista e atriz do programa de televisão "Saturday Night Live", reagiu republicando algumas das mensagens recebidas, reclamando: "Twitter, entendo que respeitem a liberdade de expressão, mas deveriam existir diretrizes quando se permite divulgar coisas como isto [abusos verbais]".

O presidente do Twitter, Jack Dorsey, respondeu a Jones com uma mensagem onde afirma que estava a 'acompanhar' o assunto e pediu-lhe que o contactasse diretamente.

A conta de Yiannopoulos, que tinha mais de 338.000 seguidores, foi bloqueada logo a seguir.

"A sua conta foi permanentemente suspensa por repetidas violações das regras do Twitter (...), especificamente aquelas que proíbem incitar ou assediar certas pessoas", diz o aviso do Twitter reproduzido no site Breitbart.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.