A jovem Lena, da Alemanha, sagrou-se vencedora do Festival Eurovisão da Canção, cuja final decorreu no passado fim-de-semana, em Olso, na Noruega. A representante portuguesa, Filipa Azevedo, teve de contentar-se com um modesto 18º lugar entre 25 concorrentes.

Mais de 25 milhões de telespectadores de toda a Europa (entre eles 1 milhão e 225 mil portugueses) assistiram em directo a todas as peripécias da «Grande Final», que acabaria por consagrar Lena Meyer- Landrut e a sua canção «Satellite».

Praticamente desconhecida até ter conquistado, em Fevereiro, o passaporte alemão para o concurso de Oslo, Lena, de 19 anos, abriu o champanhe no palco do Telenor Arena e foi recebida como uma heroína, no dia seguinte, em Hannover, sua cidade natal.

Em toda a história do Festival da Eurovisão, foi a segunda vitória alemã, que apenas tinha alcançado o triunfo em 1982 com a canção «Ein Bisschen Frieden», de Nicole.

A portuguesa Filipa Azevedo e a sua cantiga «Há Dias Assim» tiveram uma votação fraca: 43 votos, contra os 246 da vencedora. Lugar: 18º entre os 25 concorrentes.

Para o ano, o Eurofestival terá como palco a Alemanha, possivelmente Berlim.

Recorde a «Grande Final» de Oslo na nossa fotogaleria.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.