O lusodescendente Victor Ferreira é a última grande esperança do Canadá para conquistar o famoso concurso norte-americano "Jeopardy".

"Lamento que os canadianos não possam mais mostrar o seu valor numa oportunidade global pois o programa é transmitido no mundo inteiro. Seria estranho se fosse o último canadiano, e não ia gostar disso. Preferia que fossem outras pessoas do Canadá depois de mim", disse à agência Lusa Victor Ferreira, de 30 anos, que vive em Cambridge.

Victor Ferreira, filho de emigrantes de S. Miguel (Açores), foi para o Canadá com apenas três anos de idade, é doutorado em Ciências Médicas pela Universidade McMaster.

Atualmente, o luso-canadiano desenvolve pesquisas sobre imunologia de transplante na University Health Network, e é professor de microbiologia no Canadian Memorial Chiropractic College.

Há cerca de dez anos que o lusodescendente se está a preparar para participar no Jeopardy, só conseguindo agora a presença no concurso televisivo.

"Há cerca de dez anos que tento participar no programa. Fazia sempre um teste online. Em 2011 estive muito próximo do concurso, mas não consegui", explicou.

A cidade de Cambridge, localizada no sul do Canadá, está situada a 100 quilómetros de Toronto, tem cerca de 140 mil habitantes, sendo que 40 mil são da comunidade portuguesa.

"É muito difícil afastar-me da comunidade. Tenho muito orgulho em ser português, a nossa história, cultura, a nossa cozinha. Ainda me sinto muito português, nasci em S. Miguel e sempre me identifiquei como português. Em casa, como os meus pais, falamos português visto que eles não falam muito inglês. Às vezes os meus pais gozam comigo, visto que vou ‘perdendo' algumas das palavras em português", contou.

"Jeopardy" é um concurso televisivo norte-americano criado na década de 1960 que tem como apresentador desde 1984 Alex Trebek. Durante a emissão são efetuadas questões ao concorrente e com curiosidades, que estão divididos em várias categorias.

O programa vai ser transmitido na sexta-feira, pelas 19:30 (00:30 de Lisboa), em alguns dos canais de televisão que adquiriram os direitos do concurso.