Acabou de arrancar a rodagem do filme
«The Fifth Estate», que vai reconstituir os primeiros tempos da WikiLeaks, quando o site e o seu fundador Julian Assange ascenderam de forma meteórica a fama e à infamia, e encheram as manchetes de todo o mundo ao divulgar documentos altamente confidenciais do governo. A história será apresentada do ponto de vista de Daniel Domscheit-Berg, que foi o braço direito mais importante de Assange.
Benedict Cumberbatch, o ator britânico celebrizado pela série «Sherlock» e que vai ser o vilão de
«Star Trek: Além da Escuridão», interpreta Julian Assange, e
Daniel Brühl, que vimos em fitas como
«Adeus, Lenine» e
«Sacanas sem Lei» vai ser Daniel Domscheit-Berg.
O realizador é
Bill Condon, oscarizado pelo argumento de
«Deuses e Monstros» e realizador dos últimos dois capítulos da série
«Twilight». Em comunicado, o cineasta disse que «pode levar décadas até percebermos o impacto total da WikiLeaks e da forma como revolucionou a libertação de informação. Por isso este filme não reclama ter uma perspectiva distanciada do tema ou tentar fazer um julgamento final. Nós queremos explorar as complexidades e desafios da transparência da era da informação e, esperamos, animar e enriquecer os debates que a WikiLeaks já provocou».
«The Fifth Estate» é baseado nos livro «Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange and the World’s Most Dangerous Website», de Daniel Domscheit-Berg, e «WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy», dos jornalistas britânicos David Leigh e Luke Harding.
Laura Linney,
Anthony Mackie,
David Thewlis e Alicia Vikander também participam conmo atores no filme, que ainda não tem data de estreia.
Comentários