"Esquadrão Suicida" foi um grande sucesso de bilheteira no verão de 2016, incluindo nos cinemas portugueses, apesar das críticas negativas brutais: "estúpido, "sexista", "enredo confuso", "personagens caricaturais" e "realização instável" foram alguns dos epítetos que atingiram a adaptação da DC Comics nos Estados Unidos.

Posteriormente, soube-se que houve muitas interferências da Warner na fase da montagem do filme de David Ayer, com cortes de partes das cenas e histórias de várias personagens, nomeadamente o Joker de Jared Leto.

O desagrado foi tão grande que o próprio estúdio Warner Bros. aceitou que James Gunn fizesse uma "reinvenção", que se chama "O Esquadrão Suicida", mantém alguns dos atores e chegará aos cinemas no início de agosto.

Além de Margot Robbie (Harley Quinn), Viola Davis (Amanda Waller) e Jay Courtney (Boomerang), outro dos atores que regressa é Joel Kinnaman (Rick Flag), que comentou as críticas negativas ao primeiro filme.

"Achei os primeiros 40 minutos do filme tremendos [dos 123] e a seguir houve visões contraditórias e simplesmente não acabou por ser o que todos esperávamos", comentou numa entrevista à Variety.

Reforçando que o filme "não parecia o filme que esperávamos fazer", acrescentou que o segundo "é algo muito diferente".

"Simplesmente é um universo diferente. O universo de James Gunn. É um local muito hilariante e depravado", comentou, acrescentando que já tinha visto a versão final e "é, de longe, o melhor filme de James Gunn."

O realizador teve carta-branca para escolher ao transferir-se em 2018 dos filmes da Marvel "Guardiões da Galáxia" para a DC Comics, após ser despedido pela Disney por causa de antigas mensagens polémicas nas redes sociais (decisão que o estúdio reverteu um ano mais tarde) e o resultado parece estar à vista.

"Basicamente, é o filme que pensei que seria porque a visão era muito clara desde o início", explicou, descrevendo"O Esquadrão Suicida" como "um dos filmes mais divertidos que já vi."

Em relação à possibilidade de ver a versão de David Ayer, o realizador alimentou a esperança nas redes sociais depois de Zack Snyder ter conseguido completar "Liga da Justiça" através da HBO Max por causa da pressão dos fãs, mas os responsáveis da Warner Bros. e da própria plataforma disseram publicamente que não tencionam "investir os nossos dólares em cada 'Fandom' [sub cultura de fãs] que existe".

Ainda com Idris Elba, John Cena, Peter Capaldi, Michael Rooker, Alice Braga, Nathan Fillion e a portuguesa Daniela Melchior, "O Esquadrão Suicida" chega aos cinemas a 5 de agosto.

VEJA O TRAILER LEGENDADO (imagens e linguagem explícitas).